Museu Índia Vanuíre tem projetos de inclusão, oficinas e roda de conversa; confira programação

Foto: Bruno Marqueti/Museu Índia Vanuíre


Exposições temporárias e atividades da Primavera dos Museus são destaques da instituição em Tupã (SP)



O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Tupã (SP), tem uma agenda repleta de atividades para os próximos dias. Os destaques são os projetos de inclusão sociocultural “Aguçando as Memórias” e “O Olhar é o Sentir Pelas Mãos” e as atividades da Primavera dos Museus.


Além disso, o Museu tem exposições temporárias que podem ser visitadas de terça-feira a domingo, durante o expediente da instituição. Confira, abaixo, a programação completa.


Família no Museu


O Museu Índia Vanuíre oferece atividades lúdicas e reflexivas aos finais de semana para integrar as famílias visitantes ao museu. Neste mês, a atividade será o “Jogo das Sementes”, que inclui placas informativas sobre árvores, seus nomes populares e científicos, além de imagens mostrando o uso das sementes em adornos indígenas.


Os educadores irão interagir com os visitantes para valorizar a expressão cultural dos povos Kaingang e Krenak e a prática cultural indígena. Essa ação incentiva os visitantes a refletirem sobre a diversidade étnica e a importância das tradições culturais.


Data: 21, 22, 28 e 29 de setembro

Horário: das 10h às 16h

Informações: (14) 3491-2333


Projeto “Aguçando as Memórias”


“Aguçando as Memórias” é um projeto que valoriza os idosos como cidadãos ativos e produtores de cultura. Neste encontro, eles participarão de uma oficina de cerâmica Kaingang, conduzida por um ceramista da etnia. A atividade incluirá uma roda de conversa sobre o cotidiano na aldeia e a preservação das tradições indígenas.


Data: 24 de setembro (terça-feira)

Horário: das 15h às 16h30

Informações: (14) 3491-2333


Projeto “O olhar é o Sentir Pelas Mãos”


O projeto é feito em parceria com o Programa Vida Iluminada, da Unimed, e visa incluir pessoas com deficiência visual como frequentadores do Museu Índia Vanuíre, promovendo também a convivência da equipe da instituição com esse público.


A ação contará com uma dançarina que conduzirá uma sessão de “dança com os sentidos”, incentivando a inclusão, autoconfiança e autoexpressão, além de despertar memórias pessoais dos participantes.


Data: 25 de setembro (quarta-feira)

Horário: das 13h às 15h

Informações: (14) 3491-2333


Primavera dos Museus: oficina de artesanato indígena adaptado


A oficina é projetada para ser inclusiva e acessível a pessoas com deficiências físicas e cognitivas, promovendo a expressão criativa e a compreensão da cultura indígena. Adaptando materiais e métodos, o objetivo é proporcionar uma experiência enriquecedora e acessível para todos os participantes, celebrando a diversidade e promovendo a inclusão cultural.


Data: 25 de setembro (quarta-feira)

Horário: das 9h às 10 e das 15h às 16h

Informações: (14) 3491-2333


Primavera dos Museus: “A Voz Indígena na Inclusão”


Trata-se de uma roda de conversa onde Lidiane Damaceno e Samuel Onório trazem um diálogo sobre a inclusão das culturas indígenas em espaços culturais e sociais, destacando as perspectivas e experiências dos próprios representantes indígenas. O objetivo é criar um espaço de diálogo aberto e respeitoso, onde essas experiências e perspectivas possam informar e inspirar os participantes.


Data: 26 de setembro (quinta-feira)

Horário: das 9h às 10 e das 15h às 16h

Informações: (14) 3491-2333


Exposições temporárias


As exposições temporárias acontecem de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Às quintas-feiras, o Museu tem horário estendido até às 20h. Confira, abaixo, quais estão abertas para visitação.


“Grafismos e Artes Indígenas do Oeste Paulista”


A exposição destaca a riqueza cultural das etnias Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa, das Terras Indígenas Vanuíre, Icatu e Araribá. A mostra é um compromisso de respeito e preservação cultural. Ela desafia estereótipos, amplia identidades e convida a explorar as histórias, tradições e valores transmitidos por essas expressões artísticas.


"A Arte e o Saber Ancestral dos Artesanatos Indígenas do Oeste Paulista"


O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre apresenta uma nova exposição dedicada ao artesanato dos povos indígenas das terras Vanuíre, Icatu e Araribá. A mostra destaca o patrimônio cultural e a sabedoria ancestral dos povos Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa por meio de uma seleção de peças artesanais que refletem a identidade e as tradições dessas comunidades.


A exposição conta uma narrativa única, conectando gerações e revelando como esses povos mantêm vivas suas tradições e identidades. A exposição é fruto da colaboração entre o Museu e as lideranças e artesãos indígenas, celebrando o valor cultural dessas tradições.


Clique aqui e confira mais informações sobre a programação do Museu Índia Vanuíre.


Ingresso voluntário


O Museu Índia Vanuíre convida o público a fazer parte da história da instituição e a contribuir para perpetuar as ações culturais e sociais desenvolvidas com a comunidade de Tupã e demais visitantes.


Uma das formas para promover sua sustentabilidade de maneira inclusiva foi a adoção de um o modelo de ingresso voluntário – conhecido no mundo todo como PWYW – do inglês “pay what you want” (pague o que quiser), que entrou em vigor em junho de 2017. A entrada ao equipamento continua sendo livre, mas, ao final da visita, o público é convidado a reverter para a instituição o valor que quiser, se puder.


A forma de arrecadação é uma maneira de remover a barreira da entrada e inspirar a generosidade das pessoas no sentido de contribuir com iniciativas culturais. Para a efetivação da doação, foi criado no museu um local específico que mostra ao interessado a diversidade de ações sociais e educativas realizadas pela unidade.


Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre


Localizado em Tupã (SP), o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre é uma instituição do Governo do Estado administrada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo em parceria com a ACAM Portinari - Organização Social de Cultura.


Fundado em 1966 e instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo, o museu possui acervo, com cerca de 38 mil peças, relacionado à história da região onde está localizado e com foco na cultura indígena. Possui uma das mais importantes coleções etnográficas do país que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras.


Funcionamento: terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 18h; quintas, das 9h às 20h.


Endereço: Rua Coroados, 521, Centro, Tupã – SP

Instagram: @museuindiavanuire

Facebook: /museuindiavanuire/


Informações

(14) 3491-2202

contato@museuindiavanuire.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os destaques da programação da 8ª Conferência Internacional da Diversidade

“Vulnerável”: com R&B envolvente, novo single de Eluna evoca mulher que segue os próprios desejos

Roberta Miranda lança a música Perigosa e Linda