Jhon C. Grube traduz história e cotidiano em livro de estreia.

 


Intitulado "Entre Palavras e Pensamentos", a obra reúne 40 poemas que nasceram de sentimentos que não cabiam no silêncio, como amor, memórias e esperança

O autor Jhon C. Grube, lança seu primeiro livro, “Entre Palavras e Pensamentos”. A obra reúne 40 poesias que transitam entre o cotidiano, o romance, a filosofia e até episódios históricos, para compor reflexões sobre a vida. Natural de Itapevi (SP) e criado em Cananéia (SP), o autor, que hoje vive em Palhoça (SC), declara que a publicação é um pedaço de si.

A decisão de publicar surgiu de forma inesperada. Ao longo do último ano, Jhon revela que teve um fluxo intenso de criação e escreveu cerca de 120 poemas. O apoio da esposa, Valéria, foi importante para que o projeto saísse do plano pessoal. Juntos, eles assumiram toda a concepção do livro: da edição da capa, à diagramação e formatação do texto.

A ideia nasceu por acaso. Escrevo desde a adolescência, sempre tive o sonho de publicar um livro, mas era algo muito pessoal. Aquele momento iluminado de ideias, quando escrevi tantos poemas, e a conversa com minha esposa foram decisivos para arriscar”, reflete o autor.

O processo de escrita é descrito por Jhon como algo orgânico. “As ideias surgem de forma espontânea, quase como se não estivesse sob meu domínio completo. Para manter uma voz autêntica, procurei evitar ler outros autores durante meus períodos de criação, isso permitiu que apenas as minhas experiências dessem vida aos versos”, compartilha o profissional.

Dentre os temas abordados, o escritor afirma que um poema em específico carrega um peso diferenciado: “Asas de Auschwitz”. Com origens alemãs na família, o autor explora a dor histórica do Holocausto e a busca por entender o sofrimento de seus antepassados, tanto na Europa quanto em sua nova vida no Brasil.

O título, “Entre Palavras e Pensamentos”, foi escolhido após um amadurecimento das ideias iniciais. Ele sintetiza a essência da obra, que busca capturar aquilo que reside no espaço tênue entre o que se diz e o que se sente.

Jhon não segue uma referência poética específica, mas cita a leitura de “50 Sonetos de William Shakespeare” como uma experiência que o tocou profundamente, ao considerar o bardo como um “guia” indireto em sua jornada literária.

O autor selecionou 40 poemas para esta edição, descartando e refazendo outros até chegar a uma coletânea coesa. O sentimento que prevaleceu ao final do processo foi uma mistura de ansiedade, felicidade e gratidão por concretizar um sonho antigo. O feedback positivo de leitores próximos e de seguidores nas redes sociais já o motiva a dar continuidade ao projeto.

Jhon já planeja os volumes II e III de “Entre Palavras e Pensamentos”, com previsão de lançamento para os próximos anos. Seu maior desejo é que os leitores consigam, por meio de sua poesia, enxergar a vida com outros olhos e encontrar significado nos pequenos momentos do dia a dia.

Sobre o autor

Jhon C. Grube tem 32 anos, é pai, marido e natural de Itapevi (SP). Foi criado em Cananéia, litoral sul paulista, e atualmente reside em Palhoça (SC). “Entre Palavras e Pensamentos” é seu livro de estreia.

Serviço

Livro: Entre Palavras e Pensamentos

Autor: Jhon C. Grube

DisponívelAmazon / Uiclap

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tributo à Legião Urbana com Thiago Mendonça, banda Tren e Ivan Sader em noite de puro rock no Kia Ora

ARQUEOLOGIA DA NÃO MEMÓRIA : Kobbi Gallery recebe a fotógrafa Helô Mello

28ª edição do "Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes" ocupa a cidade entre 22 e 31/8, com novos espaços, chefs nacionais e internacionais