Grátis! Dia 1º de dezembro, o prestigiado grupo espanhol SIGMA Project apresenta o recital Uma Viagem Utópica: música de ontem e de hoje na Estação Motiva Cultural


 

Estreia brasileira para quatro saxofones do célebre ‘Concerto’ de Philip Glass

 

Pela primeira vez em São Paulo

Uma viagem Utópica: música de ontem e de hoje

Dia 1º de dezembro, segunda-feira, às 20h30, o prestigiado grupo espanhol SIGMA Project apresenta o recital Uma Viagem Utópica: música de ontem e de hoje na Estação Motiva CulturalGrátis!

Neste estimulante programa, o SIGMA Project apresentará a estreia brasileira para quatro saxofones do célebre ‘Concerto’ de Philip Glass, além da estreia paulista do mais recente quarteto do compositor brasileiro Rodrigo Lima. Ainda no repertório interpretam obras de Ars Nova, Carlos Gesualdo, Domenico Scarlatti e Mauricio Sotelo (Prêmio Nacional da Espanha e criador do chamado Flamenco Espectral).

As atividades do SIGMA Project no Brasil começam no dia 30 de novembro, às 16h, no Estúdio Arsis onde grava a obra ‘Tambor’ de Rodrigo Lima (obra premiada pela Ibermúsicas).

No dia 1º de dezembro, segunda-feira, às 9h, realiza conferência e masterclasses na Unesp (Universidade Estadual Paulista). E na mesma data, às 15h, faz ensaio aberto para a Escola de Música Parque Ibirapuera na própria Estação Motiva Cultural.

Programa

Ars Nova- Chases anónimas – O Virgo splendens
Domenico Scarlatti - Sonata em lá menor, K. 532: Allegro
Mauricio Sotelo - Cantes de viento y nieve: Espirales de llanto [Estreia brasileira]
Carlo Gesualdo - Madrigal “Tu m’uccidi, o crudele”
Rodrigo Lima Tambor [Estreia paulista]
Domenico Scarlatti - Sonata em Fá maior, K. 350: Allegro
Philip Glass - Concerto para quarteto de saxofones [original para quarteto de saxofones | Estreia brasileira]

O prestigiado grupo espanhol SIGMA Project é o único quarteto internacional de saxofones a se apresentar no lendário Teatro alla Scala, em Milão, e no Teatro Colón, em Buenos Aires, além de ter passado por importantes palcos como o Palacio de Bellas Artes, na Cidade do México, o Teatro Mayor, em Bogotá, o GAM, em Santiago do Chile, e diversos auditórios europeus e espanhóis.

O grupo é formado por Alberto Chaves, Andrés Gomis, Ángel Soria e Josetxo Silguero.

Em agosto de 2024, o quarteto realizou sua primeira e bem-sucedida visita ao Brasil, atuando como solista ao lado da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e se apresentando também no Rio de Janeiro. Este retorno ao país marca também a primeira apresentação pública em São Paulo, onde divulgarão sua nova proposta artística — Uma viagem Utópica: música de ontem e de hoje —, uma envolvente jornada sonora que atravessa o Ars Subtilior, o flamenco, o minimalismo e a música brasileira contemporânea.

SIGMA Project desenvolveu um longo e intenso trabalho de pesquisa musical no México (durante 13 anos) e na Colômbia (durante 7 anos), realizando inúmeras estreias de compositores e compositoras de ambos os países e tocando nos principais teatros e festivais de ambos os países. Esse intenso trabalho musical resultou em dois CDs profissionais (pela prestigiada gravadora americana Mode Records), intitulados “Nueva Música Mexicana/Colombiana para cuarteto de saxofones” (Nova Música Mexicana/Colombiana para quarteto de saxofones).

No ano passado, iniciaram a primeira aventura no Brasil, com a estreia sinfônica e primeira interpretação no país do Concerto para saxofones e orquestra de Philip Glass, com a Sinfônica de Minas Gerais. Também tocou no Rio de Janeiro, realizando a estreia mundial do primeiro quarteto que o SIGMA Project encomendou a um compositor brasileiro (Rodrigo Lima).

O SIGMA Project conta com o apoio da Embaixada da Espanha no Brasil, do Instituto Cervantes de São Paulo, do Ibermúsicas, do Instituto Etxepare e do Inaem.

Site https://sigmaproject.es/

Vídeos

Concerto para saxofones e orquestra de P.Glass https://www.youtube.com/watch?v=XfVmWJvirQo

Tambor de Rodrigo Lima - https://youtu.be/IWjgfnGXBdQ?si=HAdX722f3Z0J5VQ9

Memorial https://youtu.be/r7jDNDO_ssY?si=KmuORjoxk4WYRrNI

Prelude, Fugue and Riffs (L. Bernstein), Auditorio Madrid
https://youtu.be/XPD8y4X_hpg?si=7Xb63n7b-RZQg17E

Serviço

Recital Uma viagem Utópica: música de ontem e de hoje

SIGMA Project @sigmaproject

1º de dezembro de 2025, segunda feira, às 20h30

 

Estação Motiva Cultural

Praça Júlio Prestes, 16

Tel : (11) 3367-9500

Centro – São Paulo - SP

Capacidade: 543 lugares

 

Duração: 70 min

 

Grátis!

Ingressos - https://salasaopaulo.art.br/salasp/pt/concerto/1637?date=2025-12-01T23:30:00.000Z

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tributo à Legião Urbana com Thiago Mendonça, banda Tren e Ivan Sader em noite de puro rock no Kia Ora

ARQUEOLOGIA DA NÃO MEMÓRIA : Kobbi Gallery recebe a fotógrafa Helô Mello

28ª edição do "Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes" ocupa a cidade entre 22 e 31/8, com novos espaços, chefs nacionais e internacionais