Uma noite de gala reúne solistas do Brasil e do Japão e a Orquestra Sinfônica Jovem Municipal para um concerto memorável em comemoração à amizade entre os dois países e os 70 anos do Bunkyo
Fundada em 1968, a Orquestra Sinfônica Jovem Municipal é reconhecida como um dos mais importantes projetos de formação musical do país, atuando como uma verdadeira escola para jovens instrumentistas, servindo como base de aprimoramento e porta de entrada para carreiras profissionais em grandes conjuntos sinfônicos.
O maestro Thiago Tavares, regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal, é também curador do projeto Música no Pateo e colabora com importantes orquestras nacionais e internacionais. Reconhecido por sua versatilidade e trabalho pedagógico, Tavares vem consolidando uma trajetória que une a excelência técnica e a sensibilidade artística.
Entre os solistas, destaca-se o excepcional músico, produtor e diretor Shen Kyomei Ribeiro, que estudou shakuhachi (flauta tradicional japonesa) na Universidade Nacional de Belas Artes e Música de Tóquio, com o grande mestre Goro Yamaguchi, considerado um Tesouro Nacional Vivo do Japão. Com sua trajetória que inclui apresentações no Palácio Imperial e na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Shen é reconhecido por seu trabalho sensível, que une a musicalidade japonesa às raízes brasileiras.
A solista japonesa Yoko Nishi, natural de Wakayama, iniciou-se no koto aos quatro anos de idade e se formou pela Tokyo University of the Arts. Premiada e aclamada internacionalmente, tem se dedicado a divulgar o instrumento tradicional japonês em diversos países e em festivais internacionais ao redor do mundo, incluindo países como Suíça, Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, China, Hungria e Lituânia. A sua ligação com o Brasil é especial — já realizou apresentações e master classes no país e incorporou o choro brasileiro ao seu repertório, criando uma fusão única entre os estilos.
O concerto é uma realização da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, marcando a celebração dos 70 anos da entidade, com patrocínio do Bradesco e Grupo Penha, apoio de Panamedical, Udon Jinbei, Torico Ramen e Sinos na Floresta, e apoio institucional da Fundação Kunito Miyasaka, Fundação Japão em São Paulo, Escola Municipal de Música, Fundação Theatro Municipal e Prefeitura de São Paulo.
Jantar de encerramento
Em dezembro, encerram-se as atividades em comemoração aos 130 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão e aos 70 anos da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social (Bunkyo), com um grande jantar no dia 17 de dezembro de 2025, às 19h, no Clube do Círculo Militar de São Paulo.
A celebração reunirá autoridades, personalidades e membros da comunidade nipo-brasileira para comemorar esses dois importantes marcos, com um cerimonial, jantar e show artístico musical, reunindo 600 convidados. Os convites podem ser adquiridos no Bunkyo até 28/11, ao valor de R$ 350,00. O evento conta com o patrocínio e apoio da Fundação Mitsui Bussan do Brasil, Fundação Kunito Miyasaka, Sicredi e Niterra.
Comentários
Postar um comentário