7 Dicas de Jéssica Dorneles para Conciliar Arte e Carreira Tradicional, inspiradas no livro Carreira em Dois Atos



As 7 dicas de Jéssica Dorneles para viver “em dois atos”

Inspiradas no livro, as dicas abaixo mostram como é possível manter vivo o sonho artístico sem sufocar a vida profissional:

      1. Respeite o seu próprio ritmo Os anos não são todos iguais. Vai ter momentos em que a arte vai rouba a cena, e outras em que o trabalho formal pede mais presença. Isso não é            retrocesso, é adaptação. É como um maestro que ajusta o andamento para que a música continue afinada.

  1. Faça do tempo um aliado As 24 horas do dia são as mesmas para todos, mas o que muda é como você as usa. Reserve na agenda horários fixos para ensaios, estudos ou apresentações, do mesmo jeito que marcaria reuniões importantes. Quando você protege esses espaços, a arte deixa de ser sempre a primeira a ser sacrificada.
  2. Conecte os dois mundos A arte e a carreira tradicional não precisam viver em “caixas”separadas, na verdade uma pode complementar a outra. A improvisação no palco ajuda a lidar com imprevistos no trabalho; a disciplina de cumprir prazos pode ajudar a montar um espetáculo. Encontrar essas pontes torna sua trajetória única.

  3. Cuide do descanso Ter duas carreiras exige energia física, mental e emocional. Se você não parar, a exaustão vai chegar mais cedo ou mais tarde e consequentemente levar embora sua motivação. Descansar não é preguiça: é recarregar as baterias. Permita-se descansar sem culpa, mesmo que por pouco tempo.

  4. Apresente suas duas facetas com confiança Quando perguntarem “O que você faz?”, fale das duas áreas sem hesitar. A forma como você se apresenta influencia como os outros percebem seu trabalho. Mostrar orgulho pelo caminho híbrido inspira respeito e desperta curiosidade.

  5. Construa uma rede de apoio Ter pessoas ao redor que entendem sua rotina faz toda a diferença. Amigos, família, colegas ou parceiros artísticos formam um Porto Seguro nos momentos de cansaço ou dúvida.

  6. Lembre-se do porquê começou Nos dias corridos ou momentos críticos, volte ao início de tudo, no que fez você começar essa carreira híbrida e abraçar essas duas paixões. Esse motivo é a faísca que reacende a chama nos momentos mais difíceis e te ajuda a seguir em frente. Conciliar não é se sentir dividido. É aprender a dançar em dois ritmos, ajustando o passo sem perder sua essência. Quando essa dança se torna natural, você percebe que sua vida não é feita de metades, mas de uma história completa, sustentada por mais de uma paixão.

Um convite à autenticidade

“Este livro é para quem se recusa a viver preso ao dilema entre amor e estabilidade. É possível fazer escolhas híbridas e ter sucesso nos dois lados da ponte”, afirma Dorneles.  Com reflexões, metáforas, estratégias e estudos de caso, Carreira em Dois Atos propõe uma nova visão de sucesso: aquela em que a vida não é feita de metades, mas de uma história completa, sustentada por mais de uma paixão.

SINOPSE:

Você já sentiu que precisava escolher entre o que ama e o que traz estabilidade? E se não fosse preciso escolher? Este livro é para quem se recusa a viver preso a esse dilema."Carreira em Dois Atos" mostra que é possível conciliar um caminho artístico com uma profissão tradicional, e mais do que isso, encontrar realização em ambos. Com histórias reais, reflexões e estratégias práticas, Jéssica Dorneles te ajuda a encontrar equilíbrio entre dois mundos e mostra que não é preciso abrir mão de um para ter sucesso no outro.

O Livro já pode ser adquirido nas livrarias ou pelo link aqui

Instagram: @jessicaadorneles

Sobre Jéssica Dorneles
Jéssica Dorneles é atriz, administradora e autora. Mineira de nascimento e carioca de formação, construiu uma trajetória marcada pela união entre arte e estratégia. Graduada em Administração pela UFRJ e com formação em artes cênicas pelo Tablado, Escola de Atores Wolf Maya e pela Chubbuck Technique, transita com fluidez entre os palcos e as salas de reunião. Com prêmios no currículo — como o de Melhor Atriz pela websérie 58 Segundos — e obras reconhecidas em festivais, como o longa Amores Artificiais, Jéssica também assina curtas autorais e projetos de impacto. Atualmente, vive em Nova York, onde cursa mestrado em Business pela St. Francis College. Membro da Academia Brasileira de Cinema e autora do livro Carreira em Dois Atos, ela compartilha reflexões e estratégias para quem deseja conciliar paixões e estabilidade, defendendo uma vida híbrida, plena e com significado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em outubro, canto e piano no Centro de Música Brasileira, na Associação Paulista de Medicina

Tributo à Legião Urbana com Thiago Mendonça, banda Tren e Ivan Sader em noite de puro rock no Kia Ora

Apresentação de lançamento do álbum Poemas da Negra e de Macunaíma na Casa Mário de Andrade