Em julho, MIS oferece curso sobre discos brasileiros dos anos 1970

 

Capa do disco "Transa", de Caetano Veloso. Crédito: reprodução


Destaques do mês ainda incluem aulas sobre a história e a estética do horror, criação de história em quadrinhos e exposições imersivas em realidade virtual


Alguns dos discos mais emblemáticos da música brasileira são tema de um curso no MIS em julho, que abordará obras de artistas como Caetano VelosoGal GostaGilberto Gil e Raul Seixas. Outros temas que se destacam no cronograma de cursos que o Museu oferece no mês incluem a história e a estética do horror, criação de história em quadrinhoshistória crítica da moda e criação de exposições imersivas em realidade virtual.

Confira, abaixo, todas as opções de cursos que o MIS oferece em julho! Outros detalhes, como valores, datas, duração e descontos, podem ser conferidos no site do MIS: https://mis-sp.org.br/cursos/

 

Discos emblemáticos da música brasileira – Especial anos 1970

Curso presencial | 01, 08, 15, 22 e 29 de julho e 05 de agosto, terças, das 19h às 21h

O curso apresentará alguns dos mais emblemáticos álbuns brasileiros da história: Caetano Veloso – “Transa” (1972); Gal Costa – “Índia” (1973); Gilberto Gil – “Expresso 2222” (1972); Secos e Molhados – “Secos e Molhados” (1973); Raul Seixas – “Gita” (1974); Jorge Ben – “Tábua de esmeralda” (1974). A cada encontro, um disco diferente é abordado, assim como o projeto gráfico da capa, aspectos sociais e culturais da época, histórias inusitadas e curiosidades. Também será realizada uma audição coletiva, com comentários faixa a faixa.

História e estética do horror 

Curso presencial | 01, 03, 08, 15, 17 e 24 de julho, terças e quintas, das 19h às 21h

Cena do filme "O labirinto do fauno", (2006), de Guillermo del Toro. Crédito: divulgação

O curso pretende apresentar a história do medo e do pavor a partir de seus aspectos visuais. Trata-se de uma história da estética do horror dentro dos estudos da chamada história cultural. As aulas vão explorar a poética do horror, concentrando-se em alguns de seus elementos e suportes: a pintura, a arquitetura e a escultura, bem como a cultura de massa do ocidente, com o cinema, fotografia, histórias em quadrinhos, música e publicidade.

História crítica da moda – Moda e corpo

Curso online | 01, 03, 08, 10, 15 e 17 de julho, terças e quintas, das 19h às 21h

Sarah Moon para Issey Miyake


O objetivo do curso é traçar uma breve história do corpo e sua representação iconográfica na Antiguidade, no Medievo e na Renascença, ressaltando suas diferenças a partir do modo como pintores, escultores, poetas, escritores e costureiros/estilistas ressignificaram e reinventaram a noção de corpo/corporeidade como tópico fundamental para o modernismo nas artes e na moda. 

O documentário de invenção: estratégias narrativas

Curso presencial | 03, 07, 11, 14 e 17 de julho, segundas, quintas e sexta, das 19h às 21h

Crédito: Joel Pizzini


Imersão criativa e histórica na linguagem do cinema documentário, seus limites e possibilidades através de suas vertentes contemporâneas: o filme-ensaio, o cinema de não-ficção, de autoficção e outras expressões autorais. Por meio de exercícios e exibição de trechos emblemáticos de filmes do gênero, o curso mostrará estratégias narrativas da dramaturgia “documental”, permitindo aos alunos uma visão panorâmica e reflexiva da produção atual.  

Arte virtual: criando exposições imersivas com Frame VR

Curso online | 07, 08, 10, 14, 15 e 17 de julho, segunda, terça e quinta, das 19h às 21h

Crédito: Flávio Carvalho


Curso projetado para quem deseja explorar o potencial das tecnologias de realidade virtual para criação de exposições de forma virtual. Ao longo de aulas interativas, os participantes aprenderão a utilizar a plataforma Frame VR para desenvolver espaços expositivos imersivos, incorporar obras de arte digitais e multimídia e promover interações para os visitantes virtuais. 

História em quadrinhos em uma página

Curso presencial | 21, 22, 23, 24 e 25 de julho, segunda a sexta, das 19h às 21h

Crédito: Léo Daruma

O curso ensina o desenvolvimento de uma história em quadrinhos em uma página. A proposta é criar personagens com estilo despretensioso e experimental, inspirados em animações como “Irmão do Jorel”, “Hora de aventura”, “Apenas um show”, “Flap Jack”, “Titio avô”, entre outras. As aulas são totalmente práticas, com o roteiro criado por meio de cartões. Recortes, escritas, desenhos e outros materiais não convencionais poderão ser usados na criação, como, por exemplo, embalagens. A criação dos personagens será guiada por formas geométricas, combinando expressões faciais exageradas e distorções na anatomia.  

História crítica da moda – Moda e imagem

Curso online | 22, 24, 29 e 31 de julho e 05 e 07 de agosto, terças e quintas, das 19h às 21h

Renée, New look Dior, Place de la Concorde. Foto: Richard Avedon. Paris, 1947

O objetivo geral é analisar as relações históricas e conceituais entre a moda e a imagem, suas características e seus significados. Sem perder de vista a atualidade do presente, trata-se de compreender a imagem como definidora de linguagens artísticas e de comunicação.  

Curso completo de fotografia digital

Curso presencial | 28, 29 e 30 de julho e 04, 05, 06, 11, 12 e 13 de agosto, segundas, terças e quartas, das 19h às 22h

Crédito: Marcelo Andrade

Este curso é voltado para quem ama fotografia e quer aprender a manusear o equipamento e aplicar as técnicas fotográficas com os recursos que sua câmera proporciona, seja com regulagem manual ou digital. Serão apresentados conceitos e instrumentos para a elaboração de projetos de iluminação em estúdio ou externa, a fim de proporcionar ao fotógrafo a capacidade de avaliar as condições de iluminação para realizar um bom registro fotográfico e ensaios diversos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em outubro, canto e piano no Centro de Música Brasileira, na Associação Paulista de Medicina

Apresentação de lançamento do álbum Poemas da Negra e de Macunaíma na Casa Mário de Andrade

Concerto comemora os 40 anos do Centro de Música Brasileira