Concerto Bunkyo apresenta o duo norte-americano Lina Morita & Jay Kacherski 


 A Comissão de Música Erudita do Bunkyo dá continuidade à programação especial da série Concertos Bunkyo 2025, comemorativa aos 130 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão e ao 70º aniversário do Bunkyo.


A proposta é de estabelecer a “conexão Brasil-Japão através da música”, afirma o presidente da Comissão, Carlos Harasawa, enfocando as obras, compositores, intérpretes e instrumentos musicais.


A programação comemorativa continua com os musicistas Lina Morita, descendente de japoneses, residente nos Estados Unidos, que já realizou recitais e master classes em universidades dos Estados Unidos e exterior, e Jay Kacherski, guitarrista americano que apresentou-se em todo o mundo como solista e também como membro do Texas Guitar Quartet, indicado ao Grammy. O duo acaba de retornar de uma turnê de concertos pela Espanha – nas cidades de Madrid, Barcelona, Sabadell e Lleida.


O concerto acontece no dia 06 de julho (domingo) às 11 horas, no Grande Auditório do Bunkyo, localizado no bairro da Liberdade (Rua Galvão Bueno, 596, Liberdade, São Paulo/SP), e os ingressos podem ser reservados no link  http://bit.ly/45m9aPN.


— Programa —

LINA MORITA, PIANO

Prelúdio em ré maior, Op. 23 no. 4 / Moment musicaux, Op. 16 no. 4 – Sergei Rachmaninoff (1873-1943)

Displaced Lines (2023) – Clarice Assad (1978)

Sakura-Sakura – Fantasia para piano – Kozaburo Y. Hirai (1910-2002)

“Festa no Sertão” do Ciclo Brasileiro – Heitor Villa-Lobos (1887-1959)


JAY KACHERSKI, VIOLÃO

Prelúdio No. 1 – Heitor Villa-Lobos

La Catedral – Agustín Barrios-Mangoré (1885-1944)

Prelúdio Saudade

Andante Religioso

Allegro Solemne

Clap – Steve Howe (1947)


DUO PIANO E VIOLÃO – Lina Morita, piano & Jay Kacherski, violão

Formentera – Luciana Bigazzi & Maurizio Colonna (1959)

Elegia – Junichi Nihashi (1958)

Lake Avondale – David Mitchell (1967)

Dança Espanhola no. 1 La Vida Breve – Manuel de Falla (1876-1946) / arr. Emilia & James Flegel

Polyphonia – Clarice Assad


Lina Morita (Piano)

A pianista brasileira Lina Morita fez sua estreia no Carnegie Hall em Nova Iorque em 2013. Ela tem se apresentado internacionalmente nos Estados Unidos, México, Espanha, França e República Tcheca. Lina Morita realizou seus estudos de piano com os professores renomados Nelita True (DMA, Eastman School of Music), Robert Roux (MM, Rice University), Edmund Battersby e Michel Block (BM, Indiana University). Morita é atualmente professora titular de piano na McNeese State University em Lake Charles, Louisiana.


Jay Kacherski (Violão)

“Virtuosismo” e “domínio técnico” são as palavras usadas pela imprensa para descrever o violonista americano Jay Kacherski. Nascido em Nova Iorque, Kacherski se apresentou em todo o mundo como solista e membro do Texas Guitar Quartet, que foi nomeado ao Grammy.

Seus estudos acadêmicos incluem o Doutorado em Artes Musicais pela University of Texas at Austin, o Mestrado em Música em Performance de violão e literatura pela Eastman School of Music e o Bachalerado em Música da Florida Southern College, onde se formou com honras. Kacherski é Diretor Artístico do Houston International Guitar Festival e professor de música em Del Mar College em Corpus Christi, Texas.


Duo Morita/Kacherski

Formado em 2005, o duo Morita/Kacherski continua a encantar o público com suas performances virtuosísticas e expressivas. Eles têm se apresentado internacionalmente como no Festival Internacional de Guitarra GuitUNAM na Cidade do México; Houston International Guitar Festival; Casa Sors em Barcelona; New Orleans International Guitar Festival; Atlas Performing Arts Center em Washington DC; Connoisseur’s Chamber Music Series em Mississippi; Bayou Theatre em Texas; Sugar Mill Summer Music Festival em Louisiana. Em maio de 2025, o duo embarcou numa turnê de concertos pela Espanha – nas cidades de Madrid, Barcelona, Sabadell e Lleida.

O duo se dedica à performances de repertórios novos para piano e violão. O duo estreou e/ou encomendou várias obras novas ao longo dos anos de compositores como Clarice Assad, José Galeote, Olga Almelkina-Vera, Jefferson Todd Frazier, David Mitchell e Cutberto Córdoba Nieto.

O CD do duo, Landscapes, lançado pela Frameworks Records no outono de 2022, foi considerado “um álbum impressionante tanto em música quanto em performances” pela revista internacional Soundboard Magazine, e que “Kacherski e Morita são virtuosos e tocam excepcionalmente bem juntos”.

A Phoenix Classical do Canadá comentou que “combinação funciona de forma brilhante, a música é assombrosa e evocativa, terna e ardente, alegre e misteriosa – é uma bela mistura de obras; Sua performance é excelente – ótima técnica por toda parte, um senso poético de fraseado de piano e violão bem como um grande senso de dinâmica e ritmo, e alcança um equilíbrio perfeito entre os instrumentos, com toda a performance em geral lindamente expressiva – muito bem feita e ótima de ouvir.”


---

Serviço:

Série Concertos Bunkyo 2025 

Landscapes

Dia 6 de julho, domingo, às 11h.

Local: Grande Auditório do Bunkyo

R. São Joaquim, 381 - Liberdade / SP

Ingressos: R$ 40,00 inteira / R$ 20,00 meia (estudantes com carteirinha e idosos a partir de 60 anos).

https://www.sympla.com.br/evento/concertos-bunkyo-lina-morita-e-jay-kacherski/3000111

Informações: www.bunkyo.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em outubro, canto e piano no Centro de Música Brasileira, na Associação Paulista de Medicina

Apresentação de lançamento do álbum Poemas da Negra e de Macunaíma na Casa Mário de Andrade

Concerto comemora os 40 anos do Centro de Música Brasileira