DUAS MORADAS: Quinto álbum de Floriano Inácio Jr. reflete sua jornada entre Brasil e Suíça, unindo Ritmos Brasileiros e jazz

  


Logo após lançar o single Raposa Voadora, o pianista e compositor Floriano Inácio Jr. lançará nas plataformas digitais no dia 4 de abril, Duas Moradas, seu quinto disco e que reflete sua trajetória entre a capital paulista, onde nasceu, e Bülach, Suíça, onde vem consolidando sua carreira. Este trabalho tem como principal fonte de inspiração a diversidade dos ritmos brasileiros, sendo também fortemente influenciado pela estética do jazz.

Com melodias envolventes, harmonias contemporâneas e uma expressiva presença da improvisação, o trabalho autoral revela a paixão de Floriano pelo “Jazz” e o "Brasil Jazz". Essa fusão se reflete no diálogo entre o piano e o cavaquinho, além de uma rica variedade instrumental que adiciona profundidade e traz uma dinâmica particular a cada faixa do álbum. As composições nasceram tanto ao piano quanto ao violão, e foram criadas em diversas partes do mundo. 

Duas Moradas abre com "Gratidão", um samba lento dedicado ao trombonista Raul de Souza, com a forte presença do trombone. Em seguida, "Duas Moradas" reflete as duas casas de Floriano: suas raízes no samba e sua carreira no jazz na Suíça. "Sem Barreiras", um baião com influências de maracatu, celebra o otimismo e a busca pela felicidade; "Oásis" foi a primeira composição do álbum, inspirada por uma viagem ao deserto do Saara. Depois, "Raposa Voadora" combina samba e jazz e foi inspirada por uma ave avistada nas Maldivas e "Dunas", criada à beira do Rio Preguiças no Maranhão, captura a beleza dos Lençóis Maranhenses. "Eterno Poeta" homenageia o poeta Vinicius Guarnieri, e foi composta pouco antes de sua partida. A música inclui um poema declamado pelo próprio autor, uma gravação de celular preservada por Floriano. "Bate Fundo" é um samba com forte influência das raízes do artista, uma homenagem a um grêmio recreativo em São Paulo, que conta com a participação do grupo no álbum. E depois, "The Island", uma canção dedicada à esposa do artista, celebra uma viagem a uma ilha deserta, um momento de contemplação. "Longe do Sertão" expressa a saudade do Brasil em um baião com elementos de afoxé, "Rio Parnaíba" é uma melodia inspirada pela cidade de Parnaíba, no Piauí. E por fim, "Samba for Peace", um Samba Jazz com cavaquinho, cuíca e repique de anel, composto nas Maldivas, reflete a esperança pela paz global.

Sobre o artista

A carreira de Floriano Inácio Júnior começou cedo, aos seis anos de idade, em São Paulo, quando recebeu seus primeiros instrumentos, uma sanfona e um pandeiro. Ao longo de sua juventude, ele expandiu seu repertório com o cavaquinho, violão e, finalmente, o piano, que se tornou sua principal paixão. Aos 14 anos, Floriano já tocava profissionalmente nas noites paulistanas, aprofundando seu interesse pelo jazz e MPB. Sua carreira tomou uma nova dimensão em 1999, quando uma turnê na Europa o levou a estudar em prestigiadas instituições na Suíça, como o Conservatoire Popular de Musique, em Geneve e University of Applued Scieces and Arts, em Luzern, onde aprimorou suas habilidades.

Floriano mistura ritmos brasileiros como o Samba-Jazz com influências do jazz internacional em suas composições e improvisações. Ao longo de sua carreira, ele lançou álbuns solo, como Attitude e Novas Raízes, além de participar em colaborações com grandes nomes como Jacques Morelenbaum e Raul de Souza. Reconhecido por suas performances em festivais renomados como o Montreux Jazz Festival, Floriano também é professor em escolas de música na Suíça, onde vive como cidadão suíço-brasileiro. Seu piano multifacetado reflete uma rica mistura de culturas, com composições marcadas por suas raízes brasileiras e influências globais.

 

FICHA TÉCNICA 

Floriano Inácio Jr. – piano, cavaquinho

Sergio Coelho – trombone (faixas 1, 2, 3, 5, 9 e 12)

Daniel D'Alcantara – trompete, flugelhorn (faixas 2, 4, 6, 7, 8, 10 e 11)

Gabriel Grossi – gaita (faixa 3)

Guilherme Fanti Correa – violão, guitarra (faixas 1, 2, 3, 5, 7, 9 e 12

Vinícius Gomes – violão, guitarra (faixas 4, 6, 8, 10 e 11)

Carlinhos Noronha – baixo elétrico (faixas 1, 3, 5, 9 e 12)

Thiago Alves - contrabaixo (faixas 2, 4, 6, 7, 8, 10 e 11)

Edu Ribeiro – bateria

Carlos Assunção – percussão (faixas 1, 2, 3, 5, 8, 9, 10 e 12)

Jr Denden - violão 7 cordas, banjo e vocal (faixas 2 e 8)

Barba da Cuica – cuica (faixas 2, 8 e 12)

Kelly Silva – vocal (faixa 8)

Serginho Picciani vocal (faixa 8)

Bate Fundo – vocal (faixa 8)

Vinícius Guarnieri – poema (faixa 7)

Produzido para TCB Music por Floriano Inácio Jr. 

Produtora Executiva: Bárbara Frei Schmidlin/TCB

Gravado no estúdio Gargolândia, São Paulo 

Gravação, mixagem e masterização: Thiago Monteiro

Caricaturista – Bernhard Bamert 

Fotos: FOTOGRAFIA ROTA DE RETRATO

Assessoria de Imprensa: Débora Venturini

Design e arte: KANULART Design Studio

REPERTÓRIO 

1-    Gratidão                         

2-    Duas Moradas             

3-    Sem Barreiras              

4-    Oasis                           

5-    Raposa Voadora          

6-    Dunas                            

7-    Eterno Poeta               

8-    Bate Fundo               

9-    The Island          

10-  Longe do Sertão           

11-  Rio Parnaíba            

12-  Samba for Peace         

Todas as composições e arranjos de Floriano Inácio Jr. 

Poema “Transcendência” de Vinícius Guarnieri

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os destaques da programação da 8ª Conferência Internacional da Diversidade

Em outubro, canto e piano no Centro de Música Brasileira, na Associação Paulista de Medicina

Concerto comemora os 40 anos do Centro de Música Brasileira