Sala de Concerto, da Rádio MEC, apresenta live com Raquel Paixão e Jayaram Márcio


 

Produção da emissora pública tem transmissão multiplataforma ao vivo nesta sexta-feira (29/11)

O programa Sala de Concerto, atração semanal da da Rádio MEC recebe o duo formado pela pianista Raquel Paixão e pelo violoncelista Jayaram Márcio na edição desta sexta (29), ao vivo, às 17h, no estúdio da emissora pública, no Rio de Janeiro, para uma live em formato multiplataforma. A performance tem transmissão simultânea em áudio, pelo dial da Rádio MEC, e em vídeo, no YouTube da emissora.

Os intérpretes executam obras de compositores brasileiros e universais. O repertório escolhido pelos convidados inclui temas de Marlos Nobre e Heitor Villa-Lobos, além de peças musicais de Johannes Brahms, Frédéric Chopin e Florence Price.

Raquel Paixão e Jayaram Márcio fazem parte do Ubuntu Ensemble, um coletivo que reúne músicos e musicistas pretos com o objetivo de fomentar a discussão e a promover a visibilidade negra no cenário da música de Câmara.

Repertório

O programa de recital para a edição inédito do Sala de Concerto é formado pelas obras "Três Cantos para Yemanja" (violoncelo e piano), de Marlos Nobre; "Cenas Cariocas" (violoncelo e piano), de José Guerra Vicente; "Prelúdio Opus 28, N 21" e "Noturno Opus 72, N1", de Chopin.

Na sequência, os músicos interpretam "Intermezzo II Opus 118" e "I Movimento Sonata Opus 38 em Mi Menor" (violoncelo e piano), de Brahms; "Suíte Típica Brasileira" (Bachianas 2), "Canto do Capadócio", "Canto da Nossa Terra" e "Tocatta" (Trenzinho Caipira), de Villa-Lobos.

A pianista Raquel Paixão e o violoncelista Jayaram Márcio encerram a apresentação no estúdio da Rádio MEC para o programa Sala de Concerto com a obra "Adoration" (piano e violoncelo), de Florence Price.

Sobre o Sala de Concerto

Transmitido às sextas-feiras, às 17h, o programa Sala de Concerto é um espaço para apresentações ao vivo de músicos da cena clássica brasileira. No ar desde o ano 2000, a atração da Rádio MEC promove o encontro entre instrumentistas, cantores e o público.

Sobre a Rádio MEC

Conhecida de norte a sul do país como "A Rádio de Música Clássica do Brasil", a Rádio MEC é consagrada pelo público por sua vocação direcionada à música erudita. A tradicional estação dedica 80% de sua programação à música clássica e leva ao ar compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos.

Rádio MEC oferece aos ouvintes a experiência de acompanhar repertórios segmentados, composições originais e produções qualificadas. Ainda há espaço também para faixas de jazz e música popular brasileira, combinação que garante a conquista de novos públicos e agrada a audiência cativa.

A emissora pode ser sintonizada pela frequência FM 99,3 MHz e AM 800 kHz no Rio de Janeiro. O dial da Rádio MEC em Brasília está em FM 87,1 MHz e AM 800 kHz. O público também acompanha a programação em Belo Horizonte na frequência FM 87,1 MHz. O conteúdo ainda é veiculado no app Rádios EBC.

Os ouvintes têm participação garantida e podem colaborar com sugestões para a programação da Rádio MEC. O público pode interagir pelas redes sociais e pelo WhatsApp. Para isso, basta que os interessados enviem mensagens de texto para o número (21) 99710-0537.

Histórico da emissora

Sinônimo de educação, arte e cultura, a Rádio MEC foi a primeira emissora radiofônica do Brasil. Sucessora da Rádio Sociedade, criada em 1923 por Edgard Roquette-Pinto e Henrique Morize, guarda a história da música brasileira e tem papel importante na formação musical e cultural do país. Em 5 de julho de 2022, foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Rio de Janeiro.

Doada em 1936 ao Ministério da Educação, a Rádio MEC é gerida desde 2007 pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Com cerca de 50 mil registros e produções, a emissora possui um patrimônio de gravações de depoimentos que vão de Getúlio Vargas a Monteiro Lobato, passando por crônicas de Cecília Meireles e Manuel Bandeira. Já passaram pelos estúdios da emissora grandes nomes como Fernanda Montenegro e Carlos Drummond de Andrade.

A programação é voltada para a difusão da cultura brasileira. Contempla a diversidade da música nacional, de gêneros como o choro, a música regional, a instrumental e de concerto. Conta ainda na sua grade com programas dedicados à literatura, cinema, dramaturgia e às artes como um todo.

Serviço
Sala de Concerto – sexta-feira, dia 29/11, às 17h, ao vivo na Rádio MEC e no YouTube da emissora

Rádio MEC na internet e nas redes sociais 
Site: https://radios.ebc.com.br 
Instagram: https://www.instagram.com/radiomec 
Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec 
YouTube: https://www.youtube.com/radiomec 
Facebook: https://www.facebook.com/radiomec 
X: https://x.com/radiomec
WhatsApp: (21) 99710-0537  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em outubro, canto e piano no Centro de Música Brasileira, na Associação Paulista de Medicina

Conheça os destaques da programação da 8ª Conferência Internacional da Diversidade

Concerto comemora os 40 anos do Centro de Música Brasileira