Convite à reflexão, encanto e magia: descubra o que o Grupo Tholl prepara para O Grande Espetáculo de Natal 2024

 

Figurinos dos artistas circenses da trupe pelotense do Grupo Tholl remetem ao mundo de encanto e magia e prometem emocionar o público - Crédito: Giovani Boff.

Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul, o Grupo Tholl se prepara para desembarcar novamente na Serra Gaúcha. Os artistas da trupe pelotense vão se apresentar ao lado do Coro Unimed e de bailarinos locais no Grande Espetáculo de Natal, em frente à Casa Magnabosco, na área central de Caxias do Sul. 


Fundador do Tholl, João Bachilli responde pela direção artística,  pelo roteiro e pela criação dos figurinos desta edição. Sem muitos detalhes, ele adianta o que o público pode esperar para a intervenção artística:


“Eu não gosto de dar spoilers, pois me permito, como diretor, mudar algo até o último momento. O que eu posso dizer é que o espetáculo deste ano é completamente diferente dos outros dois, que contaram com a participação do Grupo Tholl. Teremos um fio condutor da história, que vai se ‘natalizando’ conforme o andamento do espetáculo”, pontua. 


O roteiro é inspirado no musical Annie, da famosa história em quadrinhos Little Orphan Annie, de Harold Gray, que deu origem à produção musical lançada na Broadway há 47 anos. A pequena órfã vive em um local administrado por uma diretora suspeita. O sonho de ser adotada e passar o Natal em família a guia por um enredo emocionante e repleto de desafios. 


“Queremos, por meio das performances, que os espectadores também reflitam sobre o que está ao nosso redor. Por meio do espírito natalino, a ideia é que possamos olhar para os outros, enxergar quem está ao nosso lado e não está tão bem quanto nós. Afinal, o que podemos fazer por eles?”, indaga Bachilli. 


Figurinos também acompanham a evolução da história

Os figurinos do elenco remetem a 1920. Dos trajes diários às fantasias típicas de Natal, os tons de cor variam entre o rígido e o seco, sem esquecer das tonalidades suaves, responsáveis por transportar Anne à realização do seu sonho. 


O diretor pontua que os figurinos dos artistas do Grupo Tholl remetem ao mundo de encanto e magia. “De modo geral, todos os artistas terão adereços condizentes com o espetáculo, que acompanham a evolução da história”, complementa.

 

Repleto de legados, o Grande Espetáculo de Natal também fortalece vínculos com a comunidade artística de Caxias do Sul por meio dos figurinos. Todos os figurinos utilizados no evento são doados para o Acervo Municipal de Figurinos e Adereços Cênicos, para que possam ser utilizados em muitas outras atividades.

Sobre o Grupo Tholl

A Oficina Permanente de Técnicas Circenses (OPTC) foi criada, de fato, em 1987 e, de direito, em 2004, em Pelotas, no Sul Gaúcho. O Grupo Tholl foi escolhido como nome fantasia em 2006, quando a montagem do circo-teatro “Tholl, Imagem e Sonho” conquistou a crítica e encantou plateias em todo o Brasil. 


A fundação do Tholl ocorreu por “acidente”, quando Bachilli e um grupo de amigos, todos apaixonados pelo circo, resolveram colocar em prática o aprendizado acrobático ao teatro e à dança. O pano de fundo para “o circo sem lona ou picadeiro” se dá, desde então, em teatros e na rua, com números de acrobacia, malabarismo, técnicas de clown e pernas-de-pau. 


Há décadas, o principal objetivo do Tholl é a excelência para novas montagens e o exercício da cidadania de cada um dos seus integrantes em projetos de inclusão social e cunho cultural. 


Sobre O Grande Espetáculo de Natal

Realizado desde 2016 a partir da idealização de Pedro Horn Sehbe, O Grande Espetáculo de Natal tem entre os seus principais objetivos revitalizar as celebrações e fortalecer a comunidade caxiense. Desde 2022 sob a direção da produtora cultural Cali Troian, o evento ganhou notoriedade e ainda mais qualidade, com a inserção de novos elementos artísticos e participação de alguns dos grandes nomes do cenário cultural do Rio Grande do Sul. 


O espetáculo ocorre em frente à Casa Magnabosco, na rua Sinimbu, e atrai milhares de moradores e turistas para o coração de Caxias do Sul. Trata-se do maior evento gratuito e comunitário de Natal da Serra Gaúcha.


Em 2024, o evento ocorrerá em 30 de novembro e 1º de dezembro, às 20h, sob o comando de Pedro Horn Sehbe (idealização e direção geral), João Bachilli (direção artística e criação de figurinos), Ivan Montanha (direção musical), Cali Troian (direção executiva) e Matheus Brusa como convidado (coreografia). 


Grande Espetáculo de Natal é uma realização do Ministério da Cultura,  por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul. O oferecimento é de Lojas Magnabosco e Unimed Serra Gaúcha, com Patrocínio Diamante de Hyva, Mebrafe e Randoncorp; Patrocínio Ouro de Supermercados Andreazza, Orquídea Alimentos e Braslux; Patrocínio Prata de Fusopar, Marcopolo, Sicredi Pioneira e Interpump; e Patrocínio Bronze de CDL Caxias do Sul. O apoio institucional é do Instituto Elisabetha Randon, com planejamento e gestão cultural de Cali Gestão Cultural e apoio de Miradoor e Pisani.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em outubro, canto e piano no Centro de Música Brasileira, na Associação Paulista de Medicina

Conheça os destaques da programação da 8ª Conferência Internacional da Diversidade

Concerto comemora os 40 anos do Centro de Música Brasileira