COM HUMOR E CRÍTICA SOCIAL, “O MANUAL DE COMO ENCONTRAR UM BOM PARTIDO” FAZ CURTA TEMPORADA NO TEATRO ALFREDO MESQUITA , EM SP.

 


Espetáculo também será apresentado no Centro de Memória do Circo, no dia 4 de novembro. Todas as sessões são gratuitas.

Comédia irreverente que combina humor, ilusionismo e crítica, o espetáculo “O Manual de Como Encontrar Um Bom Partido” terá quatro apresentações gratuitas no  Teatro Alfredo Mesquita, de 31 de outubro a 3 de novembro; e uma no Centro de Memória do Circo, no dia 4 de novembro.

Priscila Senegalho, diretora da Trupe do Fuxico, assina o texto e a dramaturgia da montagem, além de dar vida à protagonista, a Palhaça Funúncia.

Com um olhar atento para a crítica social, com trechos de humor ácido e reflexivo, a encenação dialoga diretamente com questões contemporâneas – desconstruindo os estereótipos e as pressões sociais que historicamente moldaram o papel das mulheres na sociedade.

“O Manual de Como Encontrar Um Bom Partido” tem orientação cênica de Daniela Rocha-Rosa, de reconhecida trajetória em circo e teatro, que explora diversas linguagens artísticas para chegar a uma abordagem única, que celebra a diversidade

e a liberdade feminina, provocando risos e reflexões em igual medida.

Também integram o projeto Ana Cool, com extensa carreira nas artes circenses, especialmente nas técnicas de double trapézio e lira, criando movimentos que complementam a narrativa de forma vibrante e dinâmica; e as artistas convidadas Fabiana Pimenta e Furcifer Scher.

Fabiana é uma atriz militante que traz ao palco sua vivência como mulher negra, gorda

e lésbica, enquanto Furcifer, artista transfeminina, enriquece a performance com sua pesquisa em dramaturgia do movimento e técnicas de malabarismo.

Mais sobre o espetáculo

 

A narrativa do espetáculo gira em torno de Funúncia, uma palhaça que busca seu amuleto da sorte em meio a um cenário repleto de memórias e tradições familiares. Neste contexto, ela reflete sobre as expectativas impostas às mulheres.

A peça utiliza a linguagem circense e o humor para explorar temas como feminilidade, liberdade, empoderamento e a desconstrução de padrões patriarcais que, apesar dos avanços, ainda persistem em diferentes formas.

Funúncia interage com objetos e figuras simbólicas, como um rádio e quadros de familiares, que representam as vozes e normas tradicionais que ela tenta entender e superar.

“O espetáculo não se limita a uma simples crítica ao patriarcado, mas também resgata

a ancestralidade e a força das mulheres que marcaram a história, ao mesmo tempo

em que faz uma ponte com as lutas contemporâneas por igualdade e autonomia”,

comenta Priscila Senegalho.

Ao abordar de forma lúdica e crítica a relação entre o passado e o presente “O Manual

de Como Encontrar Um Bom Partido” questiona as normas de comportamento e, por fim, convida o público a refletir sobre a identidade feminina.

PERFIS

 

Priscila Senegalho - Dramaturga e Palhaça

Formada em Humor pela SP Escola de Teatro e em Arte Dramática pela Escola Recriarte, também possui graduação em Marketing e pós-graduação em Arte-Educação. Foi premiada como "Melhor Palhaça" no festival "A Noite dos Palhaços" (2015). Fundadora e diretora da Trupe do Fuxico. Produziu festivais como o XVIII Festival Circo no Beco, o I Encontro de Palhaças do Vale do Paraíba e o 5º CircUSP.

Daniela Rocha-Rosa - Orientadora Cênica

Atriz, diretora, artista do corpo e empreendedora da arte como caminho de aprimoramento humano, formada em Jornalismo e Artes Dramáticas, com especialização em Filosofia da Educação para o Pensar e Artes Cênicas. Fundou a companhia LaClass Excêntricos, onde explora mímica, ilusionismo, equilíbrio e humor.

Investiga dissociação corporal e trabalha com crianças de 3 a 12 anos no projeto "Mostrar-se".

Ana Cool - Coreógrafa circense

Formada pela Escola Nacional de Circo (RJ) nas técnicas de Double Trapézio e Lira, fundou o Grupo Aeromoças em 2007. Fez estágio de improvisação com lira no Centre National des Arts du Cirque, na França. Trabalhou com companhias renomadas como Archaos (França) e Circo Roda (Brasil). Fundadora do Coletivo Um Café da Manhã. Dirigiu e participou de diversos espetáculos, incluindo "Sentido Proibido" e "Poesia que Vem do Alto". Apresentou-se em festivais nacionais e internacionais, como o Festival Mundial de Circo (Brasil) e o Festival Circus Princess (Rússia).

Fabiana Pimenta - Bailarina

Atriz, militante, negra, gorda e lésbica. Formada em Artes Dramáticas pelo SENAC. Co-fundadora do grupo "Putz Vai Dar Merda!" e produtora no Periferia Trans, que aborda temas LGBTQ+ nas periferias. Atuou em diversas peças e filmes, incluindo a série "Sintonia" da Netflix e "Segunda Chamada" da Globo. Trabalhou como artista educadora, ministrando oficinas sobre a descontração de corpos padrões.

Furcifer Scher - Bailarina

Artista preta e transfeminina, graduada em Dança pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Atua como artista circense e performer, pesquisando dramaturgia do movimento em dança. Ministra cursos de dança e malabarismo com abordagem inclusiva. Busca expandir as fronteiras da performance circense e da dança, contribuindo para a cena artística contemporânea.

“O MANUAL DE COMO ENCONTRAR UM BOM PARTIDO”

Orientação Cênica: Dani Rocha-Rosa

Dramaturgia: Priscila Senegalho

Coreografias: Ana Cool

Figurino: Chris Galvan

Cenário: Karine Lopes

Elenco: Priscila Senegalho, Fabiana Pimenta e Fuscher Scher

Duração: 65 minutos. Classificação etária: 12 anos.

APRESENTAÇÕES GRATUITAS EM SP:

De 31 de outubro a 3 de novembro

(Quinta, sexta e sábado, 20h; e domingo, 19h)

Teatro Alfredo Mesquita

Av. Santos Dumont, 1770 – Santana São Paulo SP

Capacidade: 198 lugares

Segunda-feira, 4 de novembro, 14h

EEP – Centro de Memória do Circo

Av. São João, 473 – São Paulo SP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em outubro, canto e piano no Centro de Música Brasileira, na Associação Paulista de Medicina

Conheça os destaques da programação da 8ª Conferência Internacional da Diversidade

Concerto comemora os 40 anos do Centro de Música Brasileira