Sofia Ó apresenta O Nome Mais Belo do Medo no V Festival das Marias no Brasil no dia 5/10

 


A quinta edição do Festival das Marias, Festival Internacional de Artes no Feminino acontece no Brasil entre os dias 04 a 10 de outubro de 2024. A programação, pensada para os públicos adulto e infantil - contempla criações femininas em música, teatro, dança, circo, visuais e literatura, com acesso gratuito em todos os eventos. Representando o universo da dança, Sofia Ó apresenta seu solo O Nome Mais Belo do Medo, no dia 05/10, às 19h, no Teatro Paulo Eiró, que fica na Av. Adolfo Pinheiro, 765, na zona sul de São Paulo.

 

O Nome Mais Belo do Medo é uma dança para resistir à paralisia do medo. Um corpo em trânsito que não se contém em nenhuma forma. Este solo tem como chão a certeza de que não há dança a sós. Tecido entre Portugal e Brasil, a peça incorpora deslocamentos e comunicações entre territórios e temporalidades em sua poética, entre o corpóreo e o imaterial, no emaranhado entre o que foi e o que está por vir. Como a dança continua, quando há tanto medo no ar? Que parte do medo convida a mover?

 

Interpretado por Sofia Ó - artista que compartilha suas pesquisas e residências entre São José do Rio Preto e São Paulo, no Brasil, e Beja, em Portugal - o solo tem dramaturgia assinada por Duda Maia. O projeto foi contemplado pelo programa de Apoio a Novos Criadores da Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal), em 2020. A artista Sofia Ó, junto à equipe de criação, trabalhou em presença imersiva e intensiva, em residências artísticas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em 2022, o espetáculo foi apresentado em Lisboa, no Centro Cultural da Malaposta e no Teatro do Bairro. Em 2024, apresentou-se me Berlin, no Acker Stadt Plast.

 

FICHA TÉCNICA - Classificação: 14 anos. Duração: 35 min. Concepção e performance: Sofia Ó. Dramaturgia: Duda Maia. Banda sonora e sonoplastia original: Raul Misturada. Apoio à criação: Sofia Neuparth e Cristina Vilhena. Cenografia e figurino: André Cortez. Desenho de luz original: Lígia Chaim. Imagens: Rafael Blanco Frydman (projeções), Nadja Kouchi (fotos criação), Pati Black (fotos de cena), Pedro Ivo Carvalho (registo em vídeo e teaser). Apoio: Fundação Calouste Gulbenkian, C.E.M – Centro Em Movimento e Cia. Vagalum Tum Tum. Parceiros: Cobogó Ateliê De Arte, Teatro Ágora e Casa Quintal De Artes Cênicas.

 

Festival das Marias, Festival Internacional de Artes no Feminino nasceu em Portugal, em 2019, sob a égide do protagonismo feminino, passando a ocorrer no Brasil em 2020, com direção geral de Adriana Belic (Belic Arte.Cultura) e curadorias convidadas a cada edição. Com foco na valorização da criação artística feminina, sua programação multidisciplinar gira em torno de criações e de temas que abordam o feminino. Concebido sob os pilares das ODSs 5 e 16 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Igualdade de Gênero e Cultura de Paz), a edição brasileira é encerrada em 10 de outubro por ser o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher. Em 2024, o Festival das Marias no Brasil tem idealização e organização das portuguesas CADAC - Companhia Alentejana de Dança Contemporânea e Cia Teatro Lendias d’Encantar e pela brasileira Belic Arte.Cultura, contando com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Esta edição foi contemplada pelo Edital Lei Paulo Gustavo 21/2023 - Difusão Cultural, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

 

SERVIÇO | FESTIVAL DAS MARIAS

 

Evento: Festival das Marias - Festival Internacional de Artes no Feminino 2024

Data: 04 a 10 de outubro de 2024

Acesso gratuito em toda a programação.

Programação e informações: www.festivaldasmarias.com.br e @marias.festival.

 

04 e 05/10 - São Paulo/SP

Local: Teatro Paulo Eiró

Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro.

Tel.: (11) 5546-0449. Capacidade: 467 lugares.

 

04/10 (sexta):

19h30 - Cortejo de Preciosidades, Lindezas e Belezuras, com Naiara Perez, Jennifer Martins, Luana Pereira, Camila Midori, Neryssa Sayuri e Isis Talismã (circense-musical)

20h - Orquestra Sanfônica de São Paulo (música)

 

05/10 (sábado):

16h - Alice no Seu Pequeno Grande Quarto das Maravilhas, com Grupo Arte Simples de Teatro (teatro infantil)

17h30 - Sessão de Autógrafos, com Denise Mello, Paloma Franca Amorim, Vanessa Passos e títulos da Livraria Africanidades, com Ketty Valencio (literatura)

19h - O Nome Mais Belo do Medo, com Sofia Ó (dança)

20h30 - Cortejo de Preciosidades, Lindezas e Belezuras, com Naiara Perez, Jennifer Martins, Luana Pereira, Camila Midori, Neryssa Sayuri e Isis Talismã (circense-musical)

21h - Cantares, com Cida Moreira (música)

 

06/10 - São José do Rio Preto/SP

Local: Cris de Freitas Ateliê

Rua Teixeira de Freitas, nº 255 - Vila Ercília.

17h às 19h - Ateliê Aberto (artes visuais, roda de conversa)

 

04 a 10/10 Online

Local: YouTube/@FestivaldasMarias

19h: Série Vozes Negras

04/10 - Josyara convida Luê (show)

05 a 09/10 - videoclipes: A Quatro Vozes (Amor Não se Compra), Luana Bayô (Senhora das Ventanias), Adriana Moreira (Inaê), Fanta Konatê (Malouyamé), Ana Maria Carvalho (Ciranda Pequena), Kennya Macedo (Viva São Jorge Guerreiro) e Raquel Tobias (Flor Misteriosa)

10/10 - Clarianas - em Xirê (show)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em outubro, canto e piano no Centro de Música Brasileira, na Associação Paulista de Medicina

Conheça os destaques da programação da 8ª Conferência Internacional da Diversidade

Concerto comemora os 40 anos do Centro de Música Brasileira