Sofia Ó apresenta O Nome Mais Belo do Medo no V Festival das Marias no Brasil no dia 5/10
A quinta edição do Festival das Marias, Festival Internacional de Artes no Feminino acontece no Brasil entre os dias 04 a 10 de outubro de 2024. A programação, pensada para os públicos adulto e infantil - contempla criações femininas em música, teatro, dança, circo, visuais e literatura, com acesso gratuito em todos os eventos. Representando o universo da dança, Sofia Ó apresenta seu solo O Nome Mais Belo do Medo, no dia 05/10, às 19h, no Teatro Paulo Eiró, que fica na Av. Adolfo Pinheiro, 765, na zona sul de São Paulo.
O Nome Mais Belo do Medo é uma dança para resistir à paralisia do medo. Um corpo em trânsito que não se contém em nenhuma forma. Este solo tem como chão a certeza de que não há dança a sós. Tecido entre Portugal e Brasil, a peça incorpora deslocamentos e comunicações entre territórios e temporalidades em sua poética, entre o corpóreo e o imaterial, no emaranhado entre o que foi e o que está por vir. Como a dança continua, quando há tanto medo no ar? Que parte do medo convida a mover?
Interpretado por Sofia Ó - artista que compartilha suas pesquisas e residências entre São José do Rio Preto e São Paulo, no Brasil, e Beja, em Portugal - o solo tem dramaturgia assinada por Duda Maia. O projeto foi contemplado pelo programa de Apoio a Novos Criadores da Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal), em 2020. A artista Sofia Ó, junto à equipe de criação, trabalhou em presença imersiva e intensiva, em residências artísticas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em 2022, o espetáculo foi apresentado em Lisboa, no Centro Cultural da Malaposta e no Teatro do Bairro. Em 2024, apresentou-se me Berlin, no Acker Stadt Plast.
FICHA TÉCNICA - Classificação: 14 anos. Duração: 35 min. Concepção e performance: Sofia Ó. Dramaturgia: Duda Maia. Banda sonora e sonoplastia original: Raul Misturada. Apoio à criação: Sofia Neuparth e Cristina Vilhena. Cenografia e figurino: André Cortez. Desenho de luz original: Lígia Chaim. Imagens: Rafael Blanco Frydman (projeções), Nadja Kouchi (fotos criação), Pati Black (fotos de cena), Pedro Ivo Carvalho (registo em vídeo e teaser). Apoio: Fundação Calouste Gulbenkian, C.E.M – Centro Em Movimento e Cia. Vagalum Tum Tum. Parceiros: Cobogó Ateliê De Arte, Teatro Ágora e Casa Quintal De Artes Cênicas.
O Festival das Marias, Festival Internacional de Artes no Feminino nasceu em Portugal, em 2019, sob a égide do protagonismo feminino, passando a ocorrer no Brasil em 2020, com direção geral de Adriana Belic (Belic Arte.Cultura) e curadorias convidadas a cada edição. Com foco na valorização da criação artística feminina, sua programação multidisciplinar gira em torno de criações e de temas que abordam o feminino. Concebido sob os pilares das ODSs 5 e 16 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Igualdade de Gênero e Cultura de Paz), a edição brasileira é encerrada em 10 de outubro por ser o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher. Em 2024, o Festival das Marias no Brasil tem idealização e organização das portuguesas CADAC - Companhia Alentejana de Dança Contemporânea e Cia Teatro Lendias d’Encantar e pela brasileira Belic Arte.Cultura, contando com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Esta edição foi contemplada pelo Edital Lei Paulo Gustavo 21/2023 - Difusão Cultural, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
SERVIÇO | FESTIVAL DAS MARIAS
Evento: Festival das Marias - Festival Internacional de Artes no Feminino 2024
Data: 04 a 10 de outubro de 2024
Acesso gratuito em toda a programação.
Programação e informações: www.festivaldasmarias.com.br e @marias.festival.
04 e 05/10 - São Paulo/SP
Local: Teatro Paulo Eiró
Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro.
Tel.: (11) 5546-0449. Capacidade: 467 lugares.
04/10 (sexta):
19h30 - Cortejo de Preciosidades, Lindezas e Belezuras, com Naiara Perez, Jennifer Martins, Luana Pereira, Camila Midori, Neryssa Sayuri e Isis Talismã (circense-musical)
20h - Orquestra Sanfônica de São Paulo (música)
05/10 (sábado):
16h - Alice no Seu Pequeno Grande Quarto das Maravilhas, com Grupo Arte Simples de Teatro (teatro infantil)
17h30 - Sessão de Autógrafos, com Denise Mello, Paloma Franca Amorim, Vanessa Passos e títulos da Livraria Africanidades, com Ketty Valencio (literatura)
19h - O Nome Mais Belo do Medo, com Sofia Ó (dança)
20h30 - Cortejo de Preciosidades, Lindezas e Belezuras, com Naiara Perez, Jennifer Martins, Luana Pereira, Camila Midori, Neryssa Sayuri e Isis Talismã (circense-musical)
21h - Cantares, com Cida Moreira (música)
06/10 - São José do Rio Preto/SP
Local: Cris de Freitas Ateliê
Rua Teixeira de Freitas, nº 255 - Vila Ercília.
17h às 19h - Ateliê Aberto (artes visuais, roda de conversa)
04 a 10/10 - Online
Local: YouTube/@FestivaldasMarias
19h: Série Vozes Negras
04/10 - Josyara convida Luê (show)
05 a 09/10 - videoclipes: A Quatro Vozes (Amor Não se Compra), Luana Bayô (Senhora das Ventanias), Adriana Moreira (Inaê), Fanta Konatê (Malouyamé), Ana Maria Carvalho (Ciranda Pequena), Kennya Macedo (Viva São Jorge Guerreiro) e Raquel Tobias (Flor Misteriosa)
10/10 - Clarianas - em Xirê (show)
Comentários
Postar um comentário