SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA LANÇA 42º EPISÓDIO DA SÉRIE ‘FIGURAS DA DANÇA’ SOBRE A CARREIRA DE INAICYRA FALCÃO

 

Inaicyra Falcão se apresentando no show Elas por Elas, em 2014 – Acervo Pessoal


No dia 28 de setembro, às 20h, acontece online - via YouTube - a estreia do documentário 

São Paulo Companhia de Dança (SPCD) - corpo artístico da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa –, faz a estreia do 42ª documentário da série Figuras da Dança, com o vídeo da artista, bailarina, professora livre-docente e pesquisadora Inaicyra Falcão, em formato online, no dia 28 de setembro – no mês em que se celebra o Dia dos Bailarinos -, às 20h, pelo canal da Companhia, no YouTube. Criada em 2008, a série de documentários Figuras da Dança apresenta ao público essa arte contada por quem a viveu e tem o objetivo de revelar parte deste universo.

Inaicyra Falcão é uma multiartista da dança e do canto lírico, além de ser uma referência acadêmica. Sua relação com a arte se dá desde a infância em seu convívio familiar. Ela iniciou seus estudos universitários com Graduação em Dança na Universidade Federal da Bahia e cruzou o mundo em busca de diálogos. Fez Mestrado em Artes Teatrais na Universidade de Ibadan, na Nigéria, Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo e Livre Docência em Práticas Interpretativas, pela Universidade Estadual de Campinas. Fez cursos no Laban Center, em Londres, na Schola Cantorum, em Paris e no The Ailey School, em Nova York. Para ela, quanto mais a gente viaja e vive, mais escolhas temos. Seu método "Corpo e Ancestralidade", incentiva a criatividade, a experimentação, as emoções, as memórias e leva a um processo de aprendizado que potencializa as trajetórias pessoais. O mundo mobiliza Inaicyra e ela mobiliza mundos, articulando os saberes.

“Para mim, o palco é o espaço onde eu me sinto mais verdadeira, onde me entrego, dou meu máximo e me sinto totalmente preenchida. É um processo muito intenso”, conta Inaicyra.

O vídeo conta com depoimentos de personalidades da dança que fizeram parte da trajetória de Inaicyra, como o bailarino e professor Clyde Morgan, a dançarina, encenadora e docente Carmen Paternostro, o coreógrafo, bailarino e professor José Carlos Arandiba, mais conhecido como Zebrinha, a artista docente Carla Ávila, a professora de dança Mariana Baruco, a professora e pesquisadora Sayonara Pereira, a artista docente Julia Ziviani, a artista da dança e antropóloga Luciane Santos, a professora emérita da USP, Roseliy Fischmann, o produtor musical, compositor e músico Beto Pellegrino, o artista visual Ayrson Heráclito, e o bailarino e professor Negrizu Santos.

“Lançar um novo episódio do Figuras da Dança é sempre uma alegria. A potente história de Inaicyra Falcão traz mais uma peça para este grande registro da memória da dança do Brasil, do nosso tempo que fazemos e que é parte fundamental da nossa missão, desde que nascemos em 2008”, fala Inês Bogéa, diretora artística da Companhia e da série documental.

Além do vídeo disponível no YouTube, é possível conferir um livreto informativo em PDF sobre a artista, com texto sobre sua trajetória da autoria do pesquisador Kleber Bueno Damaso – que também é um dos depoentes -, fotos históricas e exclusivas da carreira de Inaicyra e cronologia completa.

FIGURAS DA DANÇA

Com direção de Inês Bogéa, a série conta hoje com 42 episódios somados ao lançamento de Inaicyra. São eles: Ady Addor (1935-2018), Ana Botafogo, Angel Vianna, Antonio Carlos Cardoso, Aracy Evans (1931-2022), Carlos Demitre, Carlos Moraes (1936-2015), Cecília Kerche, Célia Gouvêa, Décio Otero, Edson Claro (1949-2013), Eliana Caminada, Esmeralda Penha Gazal, Eva Schul, Gisèle Santoro, Hugo Bianchi (1926-2022), Hugo Travers (1932-2019), Hulda Bittencourt (1934-2021), Ilara Lopes, Ismael Guiser (1927-2008), Ismael Ivo (1955-2021), Ivonice Satie (1950-2008), J.C Violla, Jair Moraes (1946-2016), Janice Vieira, José Possi Neto, Lia Robatto, Luis Arrieta, Mara Borba, Márcia Haydée, Maria Pia Finócchio, Marilena Ansaldi (1934-2021), Marilene Martins, Neyde Rossi, Nora Esteves, Paulo Pederneiras, Penha de Souza (1935-2020), Ruth Rachou (1927-2022), Sônia Mota, Tatiana Leskova e Tíndaro Silvano.

Os programas são exibidos nos canais TV Cultura, Arte 1 e CURTA!, além de estarem disponíveis no YouTube da São Paulo Companhia de Dança de forma integral, acompanhados de livretos informativos sobre cada artista, com texto de pesquisadores, fotos históricas e cronologia. A série não é comercializada. Ela é distribuída em formado de DVD para instituições educativas e culturais, principalmente as que contam com biblioteca pública, além de universidades e ONGs.


SERVIÇO – ESTREIA 42º EPISÓDIO DO FIGURAS DA DANÇA – INAICYRA FALCÃO:

Data: 28/09/24 (sábado)

Horário: 20h

Link: https://youtu.be/SJ7hoXf37eY

Classificação: Livre | Duração: 43min


SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 1 milhão de pessoas em 22 diferentes países, passando por cerca de 180 cidades em mais de 1.250 apresentações e acumulando mais de 50 prêmios e indicações nacionais e internacionais. Por meio do selo #SPCDdigital criado em 2020, já realizou mais de 50 espetáculos virtuais e streamings de apresentações que somam mais de 1 milhão de visualizações. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: as Atividades Educativas e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.



DIREÇÃO ARTÍSTICA | Inês Bogéa é uma líder multifacetada na dança e na educação, com vasta experiência na gestão, criação e implementação de projetos culturais, sociais e educacionais de grande impacto. Desde 2008, atua como Diretora Artística da São Paulo Companhia de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, onde já dirigiu mais de 1.300 espetáculos em 19 países e recebeu 38 prêmios e indicações internacionais. É Diretora Artística e Educacional da São Paulo Escola de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, que se destaca pela inclusão social e formação de mais de 1.300 estudantes, sendo 50% oriundos de vulnerabilidade social. Colaboradora regular em veículos como a Revista Concerto é cocriadora da coluna 'Dança em Diálogo'. Na área acadêmica, leciona na USP e na FURB. Foi responsável por iniciativas inovadoras, como o curso Dança para Educadores do Sesc-SP e a Mostra Internacional de Dança de SP, em parceria com o Itaú Cultural. Reconhecida com a Medalha Tarsila do Amaral, foi também nomeada pela Critic's Choice of Dance Europe e condecorada com o título de Chavalière de L'Ordre des Arts et des Lettres pelo Ministério da Cultura Francês.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os destaques da programação da 8ª Conferência Internacional da Diversidade

“Vulnerável”: com R&B envolvente, novo single de Eluna evoca mulher que segue os próprios desejos

Festival Vórtice abre inscrições, até o dia 3 de maio, para artistas que desejam participar da 3ª edição do evento.