TARSILA, A BRASILEIRA: ACLAMADO MUSICAL JÁ ASSISTIDO POR MAIS DE 82 MIL PESSOAS CHEGA ÀS ÚLTIMAS APRESENTAÇÕES EM SÃO PAULO

Crédito: Paschoal Rodrigues


Com diversas sessões esgotadas, o espetáculo que é sucesso de público fica em cartaz até o dia 26 de maio em São Paulo, no Teatro Santander, localizado dentro do Complexo JK Iguatemi


Depois, o espetáculo segue para um final de semana de apresentações no Rio de Janeiro, no dia 31 de maio, sexta-feira, às 21h;  sábado, às 17h e às 21h e domingo às 16h e 20h, no Vivo Rio


O musical marca a volta de Claudia Raia aos palcos é 100% nacional e aborda vida, obra e influência de Tarsila do Amaral na cultura


Os ingressos para as últimas sessões estão  à venda na internet (www.sympla.com.br) e na bilheteria oficial do Teatro Santander




(30 de abril de 2024) A temporada de Tarsila, a Brasileira está chegando ao fim. Com inúmeras sessões esgotadas, o espetáculo já foi assistido por mais 82 mil pessoas e marcou a volta de Claudia Raia aos palcos em um dos projetos mais importantes de sua carreira. A atriz protagoniza e produz o musical, que é 100% nacional e retrata a vida de Tarsila do Amaral, que com sua paleta de cores e inovação, mostrou a verdadeira face do Brasil, traduzindo a complexidade e a riqueza da cultura nacional para o mundo todo. A montagem, com texto e letras de Anna Toledo e José Possi Neto, que também assina a encenação e direção de arte, e direção musical de Guilherme Terra, traz ainda Jarbas Homem de Mello, dando vida a Oswald de Andrade. O espetáculo fica em cartaz no Teatro Santander, localizado no Complexo JK Iguatemi, em São Paulosomente até 26 de maio de 2024. Depois, ele é apresentado no Rio de Janeiro durante um único final de semana, no Vivo Riocom cinco sessões, que acontecem: 31 de maio, sexta-feira, às 21h; sábado, às 17h e às 21h e domingo, às 16h e 20h


Os últimos ingressos para o espetáculo estão à venda na internet (www.sympla.com.br) e pela bilheteria oficial do próprio Teatro Santander (sem taxa de conveniência - Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041). Em São Paulo, as apresentações ocorrem todas as quintas e sextas-feiras, às 20h; sábados e domingos às 16h e 20h. “Tarsila, a Brasileira” é apresentado pelo Ministério da Cultura e Zurich Santander, patrocínio EMS Santander Brasil, co-patrocínio Cristália, e apoio Banco HyundaiCacau Show e Comgás. A produção é da Rega Início Produções Artísticas, a idealização da Raia Produções e realização é da Oito Graus Produções.


“Arte e cultura são fundamentais porque carregam nossa história, contam mais sobre nós, sobre nossa identidade coletiva”, diz Claudia Raia. “Tarsila do Amaral é a cara do Brasil. Com sua obra, ela mostra nosso potencial de criação, renovação e como é importante olhar o que veio antes, nem que seja para se alimentar daquilo e mostrar algo novo”.


Num verdadeiro passeio pelo início dos anos 1900, o público terá contato com ícones, como Anita Malfatti (Keila Bueno), Mário de Andrade (Dennis Pinheiro) e Menotti del Picchia (Ivan Parente), que, com Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade, formaram o quinteto de modernistas que mudaram a história da arte brasileira.


Além deles, completam o elenco de 23 atores cantores: Carol Costa (Dulce/ Pagu), Liane Maia (Dona Olívia Guedes Penteado), Reiner Tenente (Luís Martins /Blaise Cendras), Estela Ribeiro (ensemble/ Tarsila do Amaral alternante), e também André Luiz Odin (ensemble), John Seabra (ensemble/ Mário de Andrade cover), Fernanda Godoy (ensemble/ swing), Fernanda Salla (ensemble), Guilherme Terra (Ígor Stravinsky/ Maestro condutor), Marcos Lanza (Sr. Juca / cover Menotti Del Picchia), Marilice Cosenza (ensemble/ Anita Malfatti cover), Matheus Paiva (ensemble), Mirella Guida (ensemble), Carol Botelho (ensemble / Dulce/Pagu cover), Rafael Leal (ensemble), Renato Bellini (ensemble), Vanessa Costa (ensemble / Dona Olívia Guedes Penteado cover), Guilherme Pereira (ensemble / dance captain).


Na equipe criativa de Tarsila - a Brasileira também estão Tony Lucchesi e Guilherme Terra (Músicas), Alonso Barros (Coreografia e Direção de Movimento), Renato Theobaldo (Cenário), Fabio Namatame (Figurino) e Dicko Lorenzo (Visagismo). 


Sinopse

A história começa com a chegada de Tarsila a São Paulo, em 1922, vinda da Escola de Artes de Paris, e seu encontro com os modernistas, que daria origem ao famoso Grupo dos Cinco (Tarsila, Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti del Picchia) e seria o início de um tórrido romance entre ela e Oswald. A ação então passa pela efervescência e excessos dos modernistas, a vida entre São Paulo e Paris, o atribulado e concorrido atelier de Tarsila em Paris, frequentado pela nata artística da época (Pablo Picasso, Igor Stravinsky, Eric Satie, Jean Cocteau, entre outros), o “redescobrimento do Brasil” e as revoluções estéticas que culminaram no movimento Antropofágico e na criação do Abaporu, ponto máximo da colaboração artística entre Tarsila e Oswald.


A segunda parte da história começa justamente com a Crise de 1929, quando Tarsila perde toda a sua fortuna e descobre a traição de Oswald com Pagu, jovem protegida do casal. Separada de Oswald e destituída de suas fazendas, Tarsila viaja para Moscou e dá início a sua fase de pinturas “sociais”, retratando os trabalhadores brasileiros. Tarsila é presa pela polícia de Getúlio Vargas, suspeita por atividades “revolucionárias” pelo simples fato de ter ido à Rússia. Acolhida e amparada pelos amigos, Tarsila então conhece seu último amor, o jornalista carioca Luis Martins, 24 anos mais jovem do que ela, com quem viveria por dezoito anos.


Após a morte da sua filha e sua neta, da separação de Luís, e da morte de Mário, Anita e Oswald, Tarsila reflete sobre suas perdas e encontra consolo na espiritualidade – mais especificamente, na doutrina espírita de Chico Xavier. Numa epifania, Tarsila revela sua visão e renova sua convicção na Arte como possibilidade de transcendência e de encontro com as pessoas que amou e as pessoas que compartilharam do mesmo sonho, que se funde com a Retrospectiva da Semana de Arte Moderna, cem anos depois, numa grande consagração da Cultura brasileira.


EQUIPE CRIATIVA COMPLETA


Texto e Letras de

Anna Toledo e José Possi Neto 


Músicas: Guilherme Terra e Tony Lucchesi 

Encenação e Direção de Arte: José Possi Neto 

Coreografia e Direção de Movimento: Alonso Barros  

Direção Musical: Guilherme Terra

Cenário: Renato Theobaldo   

Figurino: Fábio Namatame  

Visagismo: Dicko Lorenzo 


Produção: Rega Início Produções Artísticas

Idealização: Raia Produções 

Realização: Oito Graus Produções 



Sobre o Teatro Santander

O Teatro Santander abriu as cortinas em 2016, com a proposta de ser um espaço multifuncional, moderno, sofisticado e inovador. É o primeiro espaço no Brasil que possui o sistema de recolhimento automático das poltronas e de varas cênicas automatizadas, que permitem a mudança de configuração do ambiente em questão de minutos. A casa, localizada no Complexo JK Iguatemi, foi recém eleita como a preferida dos paulistanos entre os teatros, na premiação Os Mais Amados de SP, da revista Veja São Paulo.

Pelo palco do Teatro Santander já passaram musicais como: We Will Rock You, My Fair Lady, Alegria, Alegria, Cantando na Chuva, Se meu apartamento falasse, A Pequena Sereia, Annie: O Musical, Sunset Boulevard, Escola do Rock, Turma da Mônica, O Som e a Sílaba, Donna Summer, Chicago, Wicked e Uma Linda Mulher.

O Teatro Santander também já recebeu diversos shows, espetáculos de dança e concertos eruditos e populares, além de eventos corporativos importantes, desfiles, jantares, premiações para empresas, seminários e workshops. Graças a sua versatilidade e tecnologia, o espaço está preparado para receber qualquer tipo de evento sem necessidade de mudanças na configuração. O ambiente dispõe de acessibilidade para comodidade e locomoção necessária.


Sobre Zurich Santander

Zurich Santander é a marca comercial dos produtos comercializados pela joint venture dos Grupos Zurich e Santander, dois dos maiores conglomerados do mundo nos setores segurador e financeiro. Criada em 2011, a partir de um acordo global em que a Zurich adquiriu 51% das operações de seguros, opera como Zurich Santander no Brasil, México, Chile, Argentina e Uruguai. Atualmente, ocupa a 4ª posição nos segmentos de Vida e Previdência e a 8ª colocação no mercado geral de seguradoras.


Santander e Cultura

O Santander é um reconhecido apoiador e difusor da Cultura em todos os países em que atua. No Brasil, não é diferente, o Banco acredita, investe e promove o acesso às mais distintas manifestações culturais e a democratização da cultura para a sociedade.


Além de patrocinar e promover parcerias com instituições e iniciativas culturais, como Museu do Amanhã (RJ), Festival de Música em Trancoso (BA) e a restauração do Mural Batalha dos Guararapes (PE) e do Museu do Ipiranga (SP), o Santander mantém seus próprios empreendimentos, como os Faróis Santander Porto Alegre e São Paulo, além do Teatro Santander e 033 Rooftop, na capital paulista.


Sobre o JK Iguatemi

Projetado sob novo conceito de shopping center, desde 2012, o Shopping JK Iguatemi reúne arte, moda, entretenimento, lazer, tecnologia, cultura, design, gastronomia e excelentes serviços em um único lugar. Faz parte do seu DNA os pilares de inovação e experiência, fazendo com que cada visita seja única e proporcionando oportunidades diferentes e inéditas para todos os públicos. Com a expertise e o diferencial em oferecer o mais completo e diversificado mix, o JK Iguatemi inova com qualidade e antecipa tendências para continuar sendo referência no setor.


SERVIÇO | TARSILA,  A BRASILEIRA

Dia:  A partir de 25 de janeiro até 26 de maio (conferir no site todas as datas disponíveis)

Horários: Quintas-feiras, às 20h;

    Sextas-feiras, às 20h;

    Sábados, às 16h e 20h;

    Domingos, às 16h e 20h

Duração: 2h30min, com intervalo

Local: Teatro Santander

Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041, Itaim Bibi, São Paulo - Complexo JK Iguatemi

Classificação etária: Livre, menores de 12 anos acompanhados dos pais ou responsáveis legais.


QUINTAS, ÀS 20H:


BALCÃO B: R$ 25,00 meia entrada e R$ 50,00  inteira

FRISA BALCÃO: R$ 25,00 meia entrada e R$ 50,00 inteira

BALCÃO A: R$ 62,50 meia entrada e R$ 125,00 inteira

FRISA PLATEIA SUPERIOR: R$ 110,00 meia entrada e R$ 220,00 inteira

PLATEIA SUPERIOR: R$ 110,00 meia entrada e R$ 220,00 inteira

VIP: R$ 140,00 meia entrada e R$ 280,00 inteira


FERIADOS, TODOS HORÁRIOS | SEXTAS, ÀS 20H,| SÁBADOS E DOMINGOS, ÀS 16H E ÀS 20H:


BALCÃO B: R$ 25,00 meia entrada e R$ 50,00  inteira

FRISA BALCÃO: R$ 25,00 meia entrada e R$ 50,00 inteira

BALCÃO A: R$ 75,00 meia entrada e R$ 150,00 inteira

FRISA PLATEIA SUPERIOR: R$ 125,00 meia entrada e R$ 250,00 inteira

PLATEIA SUPERIOR: R$ 125,00 meia entrada e R$ 250,00 inteira

VIP: R$ 150,00 meia entrada e R$ 300,00 inteira

*Clientes Santander têm 30% de desconto nos ingressos inteiros, limitados a 2 por CPF.

INGRESSOS

Internet (com taxa de conveniência):

https://www.sympla.com.br/

Bilheteria física (sem taxa de conveniência):

Teatro Santander

Horário de funcionamento: Todos os dias das 12h00 às 18h00. Em dias de espetáculos, a bilheteria permanece aberta até o início da apresentação. A bilheteria do Teatro Santander possui um totem de autoatendimento para compras de ingressos sem taxa de conveniência 24h por dia.

Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041. 

Descontos

50% DE DESCONTO | MEIA-ENTRADA: obrigatória a apresentação do documento previsto em lei que comprove a condição de beneficiário.


30% DE DESCONTO | CLIENTE SANTANDER - Na compra de ingressos realizada por clientes Santander, limitado a 20% da lotação do teatro. Não cumulativo com meia­-entrada. Limitados a 02 (dois) ingressos por CPF. Esta compra deverá ser realizada com cartões do Banco Santander, para compras on-line somente o cartão de crédito Santander, compras na bilheteria e totem, o pagamento com o desconto poderá ser realizado em débito ou crédito. Verifique em qual setor o desconto está disponível. De acordo com o art. 38, inciso I, da Instrução Normativa nº 1, de 20/03/2017 e com base na Lei Federal nº 8.313 (Lei Rouanet) e Decreto nº 5.761, é proibido comercializar o produto cultural (ingressos) em condições diferentes para clientes Santander, das praticadas ao público em geral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os destaques da programação da 8ª Conferência Internacional da Diversidade

Roberta Miranda lança a música Perigosa e Linda

Programação oficial da 1ª Bienal do Livro de Taboão da Serra - SP