SARAU BRINCANTE MOVIMENTA BH DE MAIO A JUNHO DE 2024

 


Atividades gratuitas com crianças de 6 a 10 anos vão acontecer em três centros

culturais da capital mineira; inscrições são online e já estão abertas; vagas limitadas

Gratuito

Em BH, as férias da criançada vão começar mais cedo. Essa é a promessa do Sarau Brincante, projeto que vai movimentar três centros culturais da capital mineira entre os dias 14 de maio e 20 de junho. Os primeiros Encontros de Preparação serão nos dias 14 e 15 de maio, às 13h30, no Centro Cultural Vila Santa Rita (rua Ana Rafael dos Santos, 149, Vila Santa Rita), onde também acontecerá o primeiro sarau da temporada, no dia 24 de maio, uma sexta-feira, a partir das 15h. As outras atividades, todas com focos nas crianças de 6 a 10 anos, serão nos centros culturais do Lindeia Regina e do Urucuia (datas no fim do texto). As inscrições devem ser feitas online (clique aqui), e há apenas 25 vagas para cada um dos centros culturais. 


De acordo com Shirley Rodriguez, atriz e fundadora do Grupo Afeto, um dos objetivos do Sarau Brincante é incentivar que as crianças se expressem por meio das leituras, das cantigas, dos desenhos e das histórias, além, é claro, de oferecer um ambiente lúdico, de diversão e de conexão. “Estamos contribuindo para o acesso e a democratização do livro, da leitura e da literatura. Realizar este projeto nos centros culturais é meio que ‘voltar pra casa’, pois temos uma relação muito importante com esses equipamentos culturais”, adianta a artista.


Nos três centros culturais, a dinâmica será a mesma, conforme pontuado por Shirley: “Antes do sarau, vamos ter dois encontros com as crianças. Nesses encontros, vamos brincar, ler, contar histórias e criar um clima repleto de afeto. Assim, vamos conhecer melhor os participantes e com eles vamos elaborar pequenas intervenções artísticas, que serão apresentadas no Sarau Brincante. E a criança que se sentir à vontade será convidada a se apresentar”, adiantou. “Iremos dar autonomia e incentivar que as crianças se expressem livremente, tanto nos encontros de preparação quanto durante o sarau, a ideia principal é fazer junto”, completa ela: “Estamos muito felizes e repletos de expectativas”.


As crianças que participarem dos encontros de preparação irão receber um "Kit Sarau Brincante" com materiais para a produção de um livro minuto e brinquedos manuais, além do livro “Amoras”, do Emicida e do ilustrador Aldo Fabrini. “Vamos incentivar as crianças a se expressarem por meio de múltiplas linguagens, desde a leitura, passando pelas cantigas e chegando na apresentação”, explicou Shirley, deixando claro que os saraus são destinados também para as pessoas que não passaram pelos encontros de preparação. “Poder entregar um livro para as crianças será um símbolo muito forte, porque eu cresci sem acesso a livros e histórias. Agora, com este projeto, podemos contribuir para o acesso aos livros e às histórias”, diz.


SERVIÇO

📍 CENTRO CULTURAL VILA SANTA RITA

Encontro de Preparação: 14 e 15 de maio, às 13h30 (terça e quarta)

Sarau: 24 de maio, às 15h (sexta)


📍 CENTRO CULTURAL LINDEIA REGINA

Encontro de Preparação: Dias 28 e 29 de maio, às 13h30 (terça e quarta)

Sarau: 8 de junho, às 16h30 (sábado)


📍 CENTRO CULTURAL URUCUIA

Encontro de Preparação: 11 e 12 de junho, às 14h (terça e quarta)

Sarau: 20 de junho, às 14h (quinta)


Mais detalhes: @grupoafeto 

MISSÃO

Desde o ano de 2019, quando foi fundado na Biblioteca do Centro Cultural Vila Santa Rita, o Grupo Afeto realiza encontros com e para as crianças, fomentando assim os convívios e a expressão artística livre. A companhia está diretamente ligada à literatura, afinal, a proposta é incentivar a leitura e proporcionar esse encontro do leitor com a obra, alimentando assim a criatividade. “Desde a fundação, almejamos realizar saraus com e para as crianças. Encontros em que as crianças se expressem de modo livre”, completa Shirley. Grupo Afeto também desenvolve atividades nas áreas do teatro, da música e dos brinquedos e das brincadeiras, com foco na cultura das infâncias.


Grupo Afeto, além de Shirley Rodrigues, é formado por Ricardo Ulpiano e artistas convidados. O Sarau Brincante, que vai movimentar BH nas próximas semanas, está arquitetado no encontro da literatura, das brincadeiras, da confecção de brinquedos e da participação ativa do público. Por meio de pesquisas e de experimentações, o grupo visa democratizar o acesso ao livro, à leitura e à literatura, enriquecendo as experiências culturais das crianças e suas famílias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em outubro, canto e piano no Centro de Música Brasileira, na Associação Paulista de Medicina

Conheça os destaques da programação da 8ª Conferência Internacional da Diversidade

Concerto comemora os 40 anos do Centro de Música Brasileira