Convidados argentinos trazem cultura do país para concerto gratuito na USP

 


Diretor titular da Orquestra Filarmônica de Entre Ríos, na Argentina, Luís Gorelik será o regente do concerto da Osusp, com solo do violonista Eduardo Isaac

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) inicia o mês de julho com um concerto que traz um pouco da cultura argentina para o palco do Centro Cultural Camargo Guarnieri da USP. O quinto concerto da série Esculpir o Tempo contará com a presença dos músicos argentinos Luis Gorelik, na regência, e Eduardo Isaac, no solo de violão. A apresentação gratuita será realizada no dia 1 de julho, às 16 horas, e os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente online na plataforma appticket.

 

Em Esculpir o Tempo, que traz convidados para regência e solo, os programas foram montados sobre a tríade: a tradição - o nacional - a contemporaneidade. Os maestros estrangeiros convidados trarão sempre algo especial e típico de suas terras.

Para o maestro Gil Jardim, diretor da Osusp, o convite aos artistas argentinos foi muito especial. “Gorelik é um profissional de vasta experiência, com trânsito enorme com orquestras europeias, americanas, com repertório imenso com a música de concerto, com a ópera, com os balés, uma figura que tem uma percepção muito aguçada da música na cena mundial. Isso nos interessa sempre. Com ele estará um ótimo solista, o Eduardo Isaac, que atua com orquestras por esse mundo afora.”

O maestro Gil Jardim, diretor da Osusp, ressalta que o convite aos artistas argentinos foi muito especial.

Foto | Marcos Santos / USP Imagens

Professor de direção orquestral da Universidade Nacional das Artes (UNA - AR) e diretor titular da Orquestra Filarmônica de Entre Ríos, província no nordeste do país, localizada entre os rios Paraná e Uruguai, Luis Gorelik irá executar a famosa obra Sinfonia nº.3 em Mi bemol Maior, Op.55, de Ludwig Van Beethoven também conhecida como “Eroica”, composição que havia sido dedicada a Napoleão Bonaparte, mas a homenagem foi rasgada pelo compositor assim que o então líder militar se proclamou imperador. 

Com solo de Eduardo Isaac, completa a apresentação a Suite Argentina, para violão e orquestra, do compositor Eduardo Falu, considerado ícone da música do país. Em seis movimentos, Carnavalito, Misachico, Bailecito, Zamba, Estilo e Malambo, a obra reúne ritmos tradicionais do país.

Eduardo Falú foi um violonista, cantor e compositor argentino. Autor de obras fundamentais do repertório folclórico argentino, gênero musical mais representativo da cultura argentina tradicional e da vida no campo. Reconhecido mundialmente, é autor de obras como “Zamba de la Candelaria” e “Tonada del viejo amor”. Imagem | Álbum A qué volver da coletânea Sentir El Folklore.

A escolha de Gorelik destaca a cultura argentina. “Neste ciclo Esculpir o Tempo, costumo pedir que tragam músicas características de seu país. A Suite Argentina é uma obra do compositor Eduardo Falu, um ícone da música de seu país, artista que produziu canções que tocam a alma argentina sempre”, exalta Jardim.

A Osusp sugere ao público a doação de alimentos não perecíveis e de agasalhos que serão doados a comunidades do Butantã e aldeias indígenas.

Texto | Elcio Silva - Da assessoria de Imprensa da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP

Serviço

Quando | 01 de julho, 16 horas - sábado

Esculpir o Tempo

Luis Gorelik, regência

Eduardo Isaac, violão

                   

Ingressos | https://appticket.com.br/osusp-concerto-luis-gorelik

Onde | Centro Cultural Camargo Guarnieri

Rua do Anfiteatro, 109 - Butantã, São Paulo

Quanto | grátis

A Osusp sugere ao público a doação de alimentos não perecíveis e de agasalhos que serão doados a comunidades do Butantã e aldeias indígenas.

Parte dos ingressos será distribuída no dia do evento.

Informações (11) 3091- 3000 | sinfonica@usp.br |  http://www.osusp.prceu.usp.br/

A programação dos próximos concertos pode ser acompanhada no site da Osusp ou em cultura.usp.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os destaques da programação da 8ª Conferência Internacional da Diversidade

Roberta Miranda lança a música Perigosa e Linda

Programação oficial da 1ª Bienal do Livro de Taboão da Serra - SP