1ª MOSTRA JAZZ À PAULISTA


 

Projeto gravado ao vivo resultará em disco com compositores do jazz de São Paulo

Primeira gravação será com o guitarrista Vinicius Gomes no dia 8 de junho, no Unibes Cultural

Um disco que reunirá obras inéditas de grandes artistas da cena atual do jazz paulista. Assim será a 1ª. Mostra Jazz à Paulista, um disco que será gravado ao vivo com músicos que estão produzindo música instrumental aqui no Brasil, para o mundo, como os grupos de Marcelo Mariano, Jorginho Neto, Louise Wooley, Projeto Unknown, Silvia Goes, Vinícius Gomes, Bruno Migotto e Vera Figueiredo. As gravações serão abertas e gratuitas para o público, nos dias 8 de junho, na Unibes Cultural e também nos dias 26 e 27 de julho, no Teatro Arthur de Azevedo.

A primeira gravação será do guitarrista paulista, hoje residente em Nova Iorque, Vinicius Gomes. O músico fará repertório com temas autorais e releituras, sendo que duas faixas inéditas serão captadas para o projeto. Ao lado de Gustavo Bugni (piano), Bruno Migotto (baixo), Edu Ribeiro (bateria) e Ricardo Braga (percussão), o músico apresentará Friendship (Vinícius Gomes), Aguerê (Vinícius Gomes), Black Forest (Vinícius Gomes), Beginnings (Vinícius Gomes), A travessia (Vinícius Gomes), Caminhos Abertos (Vinícius Gomes), Skylark (Standard de Jazz) e Someplace Called Where (Wayne Shorter).

Sob a curadoria de Jazzmin Produções, o disco terá 18 faixas e será lançado nas plataformas digitais, no final de setembro. Cada um dos grupos gravará duas composições autorais para representar a riquíssima produção atual de jazz no Estado de São Paulo. A pesquisa para selecionar os artistas, considerou os diferentes estilos, repertórios e influências, dentro do que está acontecendo nos palcos de SP. Esta mostra se torna relevante socialmente por expor um gênero tradicional, proporcionando engrandecimento musical e cultural, além de também abrir espaço para novas interpretações e linguagens de grandes e jovens artistas. O projeto foi aprovado no Proac Editais 13/2022.

SOBRE VINICIUS GOMES

Nascido em São Paulo, Vinicius Gomes é um violonista e compositor com uma carreira internacional. Possui mestrado pela Escola de Comunicação e Artes da USP e é pós-graduado com o "Artist Diploma", pela New York University. Em seu trabalho, explora o diálogo entre o jazz moderno e a música brasileira, conforme registrado em seu álbum de estreia, Resiliência (2017). O segundo álbum, Changes, foi lançado em 2021 pelo selo espanhol "Fresh Sound" e contou com a colaboração do saxofonista espanhol Santi De la Rubia, do baterista Jorge Rossy e do baixista Doug Weiss. Em 2022 saiu o álbum Eleven houses, um duo com a vocalista coreana Song Yi Jeon. Sua carreira inclui colaborações com o saxofonista Seamus Blake (com quem fez turnê pela América do Sul em 2019), trio do baterista vencedor do Grammy Edu Ribeiro (gravando seu mais recente álbum), o acordeonista Toninho Ferragutti (gravando dois álbuns incluindo o vencedor do prêmio Música Brasileira, A Gata Café), a cantora mexicana Magos Herrera (em shows e gravando seu último álbum Con Alma), a cantora Zizi Possi (como guitarrista e diretor musical) e muitos outros. Vinicius fez parte do Focus Year Program em Basel (Suíça), onde teve a oportunidade de estudar e colaborar com artistas como Ambrose Akinmusire, Billy Childs, Dave Liebman, Wolfgang Muthspiel, Guillermo Klein, Mark Turner, Julian Lage, Norma Winstone, John Hollenbeck, Jim Black, entre outros. Com o Focus Year Band, Vinicius ganhou o Prêmio Keep An Eye 2019 em Amsterdã.

SERVIÇO: 1ª Mostra Jazz à Paulista – GRAVAÇÃO VINÍCIUS GOMES

Data e horário: 8 de junho, às 19 horas

Local: Unibes Cultural – Teatro - Rua Oscar Freire, 2500

Classificação etária: 18 anos

Produção: Jazzmin Produções

Capacidade do local: 280 lugares

VALORES: Gratuito

INGRESSOS: https://www.sympla.com.br/evento/show-de-vinicius-gomes/2006132

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MANEVA recebe Juliette, Vitor Kley, Felipe Araújo, Carlinhos Brown, Gabriel o Pensador, Toni Garrido e Ana Gabriela em “TUDO VIRA REGGAE AO VIVO”, DVD que será gravado em 8 de junho, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo

Roberta Miranda lança a música Perigosa e Linda

Programação oficial da 1ª Bienal do Livro de Taboão da Serra - SP