A importância do marketing musical na era da distribuição digital

 


Porque é cada vez mais importante para músicos e artistas usarem as redes sociais para promover sua música, ampliar sua visibilidade e construir uma base de fãs.

Divulgar as músicas no mundo digital é um dos grandes desafios para os artistas independentes da atualidade exigindo trabalho, dedicação e capacitação contínua. Esta é a conclusão do empresário Eriton Bezerra, CEO da New Music Brasil.

A explicação para essa afirmação fica evidente conforme analisamos dados da indústria musical. Por um lado, o crescimento dos serviços de streaming de música, tornou cada vez mais fácil para o artista publicar suas faixas também fez com que fosse mais difícil delas serem ouvidas. 

Atualmente, segundo o CEO do Spotify, Daniel Ek, mais de 100 mil músicas são adicionadas todo dia à plataforma de streaming. A imensa quantidade de música dificulta a tarefa de promoção de novos singles e álbuns lançados.

Já nas redes sociais a concorrência com influenciadores e marcas torna a disputa por atenção acirrada. A gigante das redes sociais Meta divulgou no último semestre dados que mostravam que as plataformas Instagram e Facebook já somavam mais de 236 milhões de usuários ativos. Seguindo essa proporção os vídeos de reels, populares em ambos os apps, chegam a somar mais de 146 bilhões de reproduções diariamente.

Dados da Loud & Clear do Spotify, mostram que 42% das 158 milhões de faixas no Spotify foram tocadas 10 ou menos vezes em 2022. O aumento da oferta de conteúdo faz com que artistas precisem ser mais criativos para chamar a atenção e destacar suas carreiras musicais. 

Buscando solucionar os problemas de visibilidade artistas e distribuidoras de música e vídeo recorrem ao marketing digital musical, com a utilização de estratégias de marketing nas redes sociais e anúncios de alta performance para seus conteúdos. Entre as empresas do mercado que trabalham com marketing musical, a New Music Brasil vem se destacando. 

Com a necessidade crescente de autenticidade, empresas como a New Music Brasil vem projetando seus produtos e serviços em torno da tendência de criação de conteúdo independente, alimentando ainda mais sua aceitação na indústria. O primeiro passo segundo especialistas é entender as características de cada artista e as estratégias disponíveis para divulgação de músicas e conquista de fãs. 

A utilização das redes sociais é um método eficiente, mas contar com o suporte de uma empresa especialista em marketing digital, faz total diferença para alcançar resultados e fãs em potencial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em outubro, canto e piano no Centro de Música Brasileira, na Associação Paulista de Medicina

Conheça os destaques da programação da 8ª Conferência Internacional da Diversidade

Concerto comemora os 40 anos do Centro de Música Brasileira