Pela primeira vez no Brasil, músicos europeus realizam concertos musicais em SC

 


O ano de 2023 começa oficialmente no Musicarium - Academia Filarmônica Brasileira, com dois concertos inéditos nos dias 22 e 24 de fevereiro, às 19h30. O evento é para familiares dos alunos e convidados especiais, mas também há um número limitado de ingressos gratuitos para quem quiser prestigiar - para isso, é importante confirmar presença no SymplaA programação do Musicarium Summer Concerts 2023, traz, pela primeira vez ao Brasil, a violoncelista francesa Iseut Chuat, o flautista holandês, Jacques Zoon, o violinista e regente russo, Albert Skuratov e a pianista e cantora Noémi Zoon. 

Os músicos de grande prestígio internacional desembarcam em Joinville com a missão de encantar a plateia com seus repertórios de sucesso. Ambas as apresentações serão realizadas no auditório da instituição.

O primeiro espetáculo será no dia 22 (quarta), com a apresentação da Orquestra Jovem Experimental Musicarium sob a regência de Albert Skuratov. No repertório, a sinfonia nº8 de Fran Franz Schubert, composta em 1822 e Finlândia, uma das composições mais famosas do músico erudito Jean Sibelius. Após o intervalo, será a vez da Camerata Musicarium, em parceria com o renomado flautista Jacques Zoon. No dia 24 (quinta), quem abre a programação novamente é a  Orquestra Jovem Experimental Musicarium, desta vez sob a regência de Sergio Ogawa, maestro, músico e diretor-presidente da academia. Em seguida, o palco será espaço de uma apresentação exclusiva com o Zoon Trio, formado por Iseut Chuat, Jacques Zoon e Noémi Zoon, com um repertório em homenagem a Johann Sebastian Bach.

“É com muita alegria que trazemos para Joinville grandes referências musicais internacionais. Será uma oportunidade incrível para apreciar concertos de altíssima qualidade do ponto de vista técnico, e de muita originalidade do ponto de vista artístico. Esperamos que os jovens músicos, seus familiares e convidados possam aproveitar ao máximo esse momento”, declarou Sergio Ogawa, diretor-presidente e maestro do Musicarium. 

Além das apresentações, a violoncelista Iseut Chuat e o flautista Jacques Zoon estão ministrando masterclasses para os alunos do Musicarium e músicos profissionais, vindos de diversas regiões do Brasil.

Conheça os músicos internacionais que estarão no Muscarium Summer Concerts 2023:

Jacques Zoon: o flautista é ganhador de diversos prêmios internacionais, entre eles o de Músico do Ano, pela Boston Globe, Prêmio Especial do Concurso Jean-Pierre Rampal e um Edison. Possui uma extensa carreira performática como solista, com grupos de Câmara e como integrante de orquestras como a Netherlands Orchestra, a Boston Symphony, a Royal Concertgebouw e as Filarmônicas de Hague, Amsterdam e Berlim. Além de músico, Jacques é fundador da Zoon&Maia Flute Company, que produz flautas de madeira de altíssima qualidade e que traz várias inovações para o instrumento. 

Iseut Chuat: nascida na França e residente na Suíça, ela é o primeiro violoncelo da Netherlands Ballet Orchestra (Orquestra Mozart) e integra também a Lucerne Festival Orchestra desde 2005. Foi professora na Indiana University, Boston University, New England Conservatory e Longy School of Music nos Estados Unidos. É uma das mais prestigiadas violoncelistas da atualidade.

Albert Skuratov: nasceu na Rússia em 1998 e iniciou os estudos musicais aos 5 anos. Aos 8, deu seu primeiro recital solo e aos 9 estreou com a Sinfônica de Tatarstan. Tocou com várias orquestras em países como Espanha, França, Portugal, Suíça, Itália, Rússia e Japão. Além de violinista, Albert é maestro e estudou direção com Rashid Skuratov e Gilbert Varga. Em 2013, dirigiu a orquestra da Escola Internacional Amadeus em Viena e foi maestro da Orquestra Real Europeia. Desde 2023 é diretor artístico do curso internacional de música Eduardo Ocón em Málaga, na Espanha.

Noémi Zoon: foi considerada um talento musical excepcional aos 6 anos, pela renomada pianista portuguesa Maria João Pires. É uma artista premiada em diversas competições de piano e canto na Suíça, já se apresentou em Vilnius, Lisboa, Madrid e outras regiões da França e Suíça como solista de piano, musicista de câmara e cantora. Atualmente estuda no Conservatório de Genebra na classe do pianista Serguei Milstein e é orientada regularmente pelo professor de piano, Claudio Martinez Mehner.

Sobre o Musicarium

O Musicarium Academia Filarmônica Brasileira é um centro de formação de orquestra de Joinville (SC), que tem como objetivo desenvolver jovens talentos, investindo em uma educação e cultura musical humanista e de excelência. Atende 180 crianças e jovens a partir de 4 anos de idade, todos bolsistas. A organização é mantida por meio de doações e patrocínios.

Tai Rodrigues Comunicação Viva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os destaques da programação da 8ª Conferência Internacional da Diversidade

Em outubro, canto e piano no Centro de Música Brasileira, na Associação Paulista de Medicina

‘Caindo na Real’, nova comédia de André Pellenz, estreia em 24 de outubro