Pela primeira vez no Brasil, músicos europeus realizam concertos musicais em SC

 


O ano de 2023 começa oficialmente no Musicarium - Academia Filarmônica Brasileira, com dois concertos inéditos nos dias 22 e 24 de fevereiro, às 19h30. O evento é para familiares dos alunos e convidados especiais, mas também há um número limitado de ingressos gratuitos para quem quiser prestigiar - para isso, é importante confirmar presença no SymplaA programação do Musicarium Summer Concerts 2023, traz, pela primeira vez ao Brasil, a violoncelista francesa Iseut Chuat, o flautista holandês, Jacques Zoon, o violinista e regente russo, Albert Skuratov e a pianista e cantora Noémi Zoon. 

Os músicos de grande prestígio internacional desembarcam em Joinville com a missão de encantar a plateia com seus repertórios de sucesso. Ambas as apresentações serão realizadas no auditório da instituição.

O primeiro espetáculo será no dia 22 (quarta), com a apresentação da Orquestra Jovem Experimental Musicarium sob a regência de Albert Skuratov. No repertório, a sinfonia nº8 de Fran Franz Schubert, composta em 1822 e Finlândia, uma das composições mais famosas do músico erudito Jean Sibelius. Após o intervalo, será a vez da Camerata Musicarium, em parceria com o renomado flautista Jacques Zoon. No dia 24 (quinta), quem abre a programação novamente é a  Orquestra Jovem Experimental Musicarium, desta vez sob a regência de Sergio Ogawa, maestro, músico e diretor-presidente da academia. Em seguida, o palco será espaço de uma apresentação exclusiva com o Zoon Trio, formado por Iseut Chuat, Jacques Zoon e Noémi Zoon, com um repertório em homenagem a Johann Sebastian Bach.

“É com muita alegria que trazemos para Joinville grandes referências musicais internacionais. Será uma oportunidade incrível para apreciar concertos de altíssima qualidade do ponto de vista técnico, e de muita originalidade do ponto de vista artístico. Esperamos que os jovens músicos, seus familiares e convidados possam aproveitar ao máximo esse momento”, declarou Sergio Ogawa, diretor-presidente e maestro do Musicarium. 

Além das apresentações, a violoncelista Iseut Chuat e o flautista Jacques Zoon estão ministrando masterclasses para os alunos do Musicarium e músicos profissionais, vindos de diversas regiões do Brasil.

Conheça os músicos internacionais que estarão no Muscarium Summer Concerts 2023:

Jacques Zoon: o flautista é ganhador de diversos prêmios internacionais, entre eles o de Músico do Ano, pela Boston Globe, Prêmio Especial do Concurso Jean-Pierre Rampal e um Edison. Possui uma extensa carreira performática como solista, com grupos de Câmara e como integrante de orquestras como a Netherlands Orchestra, a Boston Symphony, a Royal Concertgebouw e as Filarmônicas de Hague, Amsterdam e Berlim. Além de músico, Jacques é fundador da Zoon&Maia Flute Company, que produz flautas de madeira de altíssima qualidade e que traz várias inovações para o instrumento. 

Iseut Chuat: nascida na França e residente na Suíça, ela é o primeiro violoncelo da Netherlands Ballet Orchestra (Orquestra Mozart) e integra também a Lucerne Festival Orchestra desde 2005. Foi professora na Indiana University, Boston University, New England Conservatory e Longy School of Music nos Estados Unidos. É uma das mais prestigiadas violoncelistas da atualidade.

Albert Skuratov: nasceu na Rússia em 1998 e iniciou os estudos musicais aos 5 anos. Aos 8, deu seu primeiro recital solo e aos 9 estreou com a Sinfônica de Tatarstan. Tocou com várias orquestras em países como Espanha, França, Portugal, Suíça, Itália, Rússia e Japão. Além de violinista, Albert é maestro e estudou direção com Rashid Skuratov e Gilbert Varga. Em 2013, dirigiu a orquestra da Escola Internacional Amadeus em Viena e foi maestro da Orquestra Real Europeia. Desde 2023 é diretor artístico do curso internacional de música Eduardo Ocón em Málaga, na Espanha.

Noémi Zoon: foi considerada um talento musical excepcional aos 6 anos, pela renomada pianista portuguesa Maria João Pires. É uma artista premiada em diversas competições de piano e canto na Suíça, já se apresentou em Vilnius, Lisboa, Madrid e outras regiões da França e Suíça como solista de piano, musicista de câmara e cantora. Atualmente estuda no Conservatório de Genebra na classe do pianista Serguei Milstein e é orientada regularmente pelo professor de piano, Claudio Martinez Mehner.

Sobre o Musicarium

O Musicarium Academia Filarmônica Brasileira é um centro de formação de orquestra de Joinville (SC), que tem como objetivo desenvolver jovens talentos, investindo em uma educação e cultura musical humanista e de excelência. Atende 180 crianças e jovens a partir de 4 anos de idade, todos bolsistas. A organização é mantida por meio de doações e patrocínios.

Tai Rodrigues Comunicação Viva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em outubro, canto e piano no Centro de Música Brasileira, na Associação Paulista de Medicina

Conheça os destaques da programação da 8ª Conferência Internacional da Diversidade

Concerto comemora os 40 anos do Centro de Música Brasileira