Bloco de Carnaval na Periferia - Bloco Feminista

 


Bloco de Carnaval - saída na periferia - Zona Sul - Jardim da União 25 de fevereiro

Bloco Feminista realiza cortejos de carnaval em homenagem a Marielle Franco

Intitulado - Um Girassol na Avenida

Bloco Feminista nasceu em maio de 2021 nos atos pró-democracia e em outubro do mesmo ano, tornou-se Bloco de Carnaval. Estreou nas ruas levando alegria com muito glitter no Carnabril de 2022 e agora será seu primeiro ano no calendário oficial de carnaval da cidade. O tema será Um Girassol na Avenida e o bloco vem pra rua com mais de 100 integrantes, organizados em oito naipes entre bateria, canto, harmonia e corpo de baile. Serão duas saídas pelas ruas de São Paulo, no pré e pós-carnaval, nas datas de 12 (domingo) e 25 (sábado), com concentração sempre às 13h, no bairro Barra Funda (centro) e Jardim da União (zona sul), respectivamente.

Um Girassol na Avenida tem como inspiração e grande símbolo da luta e da prática do feminismo interseccional Marielle Franco: mulher preta, periférica, lésbica, de esquerda, militante de direitos humanos. Para o Bloco Feminista o seu legado ancestral é o girassol que racha o asfalto e cresce em meio a tantas tentativas de aniquilação.

A homenageada traz sabedoria e um sul para a construção de um feminismo que realmente possa falar com a sociedade. Uma grande inspiração política e estética para a construção do carnaval em 2023. A proposta não é retratar Marielle, mas sim, aprender com ela para criar um percurso a partir de sua inspiração, com todo respeito ao seu legado.

Alguns coletivos de movimento populares e culturais foram convidados para compor e participar do cortejo como: Instituto Marielle, APIB ( Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), Afronte, Rua, MST e MTST.Além disso, a nossa homenageada ganha lugar de destaque em uma grande placa no Carro e outras homenageadas seguem em estandartes, como a Sônia Guajajara, Elza Soares , Gal Costa , Marsha P Johnson.

O repertório é composto por mais de 30 músicas que falam diretamente com o feminismo assim representado pelo bloco como: Banho de FolhasVoltei pra MimMiss Beleza Universal,  Mama África e Masculino Feminino , além de paródias e composições autorais com a Ora lê., de Kimani. Aqui o Repertório com as músicas que estão disponíveis no Spotify.

Cores 2023: Amarelo, Roxo e Vermelho.

Sobre o Bloco Feminista

O Bloco Feminista nasceu da vontade das mulheres de se unirem por seus direitos! A partir da organização e da centralidade das mulheres nos atos de 2021, nossas ações passaram a reunir uma centena de pessoas. Naquele momento, as ações se davam espontaneamente e o aprendizado do instrumento era feito no momento do encontro.

A partir dessa evolução orgânica, surge a união de dois coletivos liderados por mulheres: um de justiça social e outro de carnaval. Atualmente, o bloco é formado por uma bateria e um corpo de baile. Temos pontes com o centro da cidade de São Paulo e com regiões periféricas, como o bairro do Jardim União. 

Ficha técnica:

 

Cortejo tema – Um Girassol na Avenida

Direção: Ana Moraes, Camila Midori, Carol Coltro, Helena Duarte, Jéssica Vieira, Ju Matheus, Natalie Amendola

Direção Artística: Camila Midori

Regentes: Camila Midori, Carol Oliveira e Natalie Amendola

Figurino: Camila Midori

Cenografia: Ana Moraes e Carol Coltro

Assessoria de Imprensa: Juliana Matheus

Social mídia: Ana Moares, Natalie Amendola, Jéssica Vieira

Canto:Camila Arruda, Kimani e Vanessa Café

Harmonia: Ester Reis e Helena Menezes

Naipes / Integrantes:

Agbê: 09

Agogô: 10

Caixa: 13

Corpo de Baile: 21

Surdo: 12

Tamborim: 10

Timbal: 08

  

Serviço:

 

Cortejo Bloco Feminista

 

Pós-Carnaval

Data: 25 de fevereiro, sábado, das 13h à 18h.

Concentração: Rua da União, 01 – Jardim da União .

https://www.google.com/maps/place/Casa+da+mae+solo/@-23.7777562,-46.7095301,17z/data=!3m1!4b1!4m5!3m4!1s0x94ce497c5806443b:0x8c5cfaa2294b7005!8m2!3d-23.7777562!4d-46.7073414

 

Grátis

 

Mais informações:

Bloco Feminista

https://www.instagram.com/blocofeminista/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em outubro, canto e piano no Centro de Música Brasileira, na Associação Paulista de Medicina

Conheça os destaques da programação da 8ª Conferência Internacional da Diversidade

Concerto comemora os 40 anos do Centro de Música Brasileira