Show A Passarinha de Clarice Senna no Centro Cultural FIESP



Dia 8 de dezembro, quinta-feira, às 20h, acontece o show A Passarinha com Clarice Senna e Banda no Centro Cultural FIESP. Grátis!

 

O show A Passarinha é o voo musical exploratório da cantora e compositora Clarice Senna: uma alma amazônica cheia de mundo. No trabalho autoral de Clarice, as misturas e fusões dos gêneros musicais mais inusitados ilustram as interfaces de um repertório que reúne a força rítmica da Amazônia, os saltos das linhas melódicas do erudito contemporâneo e o balanço da linguagem mundial do jazz. Os arranjos são um belo exemplar da diversidade, e foram concebidos coletivamente, acolhendo diversas vozes musicais nesse discurso sonoro: Jeff Moura, Clara Bastos, Luis Chamis, Sidney Sena e Clarice Senna somaram seus esforços e virtuoses para construir tudo que o público vai ver, ouvir e sentir ao assistir esse show.

 

Repertório:

 

1 - Epifonia.

2 - Ardume.

3 - A dança e o tambor

4- Tudo que Samba Lelê queria

5- A passarinha

6- O dia nasceu pra você

7 - Pé de vida

8 - Gingado doido

9 - Saberes e sabores

10 - Quero me espalhar

11 - Balança

12 - Eu nasci pra você

 

Clarice Senna e Banda

 

Clarice Senna e Banda formam uma irmandade musical com identidade estética complexa e renovada. São artistas que representam a nova Música Popular Brasileira imprimindo fusões entre os sons das florestas e a urbe paulistana. Para além dos territórios desse som, a banda experimenta uma identidade sonora que abriga o popular e o erudito, trabalhando em favor de uma nova estética para a Música Popular Brasileira.

Clarice Senna e Banda são artistas que comungam de uma busca por novos paradigmas estéticos com originalidade e experimentação, guiados por uma bússola que aponta da Amazônia para o Brasil e o mundo.


Nascida na Amazônia, em Belém do Pará, Clarice Senna é letrista, melodista e intérprete da música brasileira. Desde a infância demonstra a habilidade em utilizar sua voz como instrumento e passou a compor melodias vocalizando livremente a partir dos sons das palavras.

Clarice é uma ‘’compositora de boca’’, autodidata, que criou um vasto universo sonoro, vocalizando até mesmo os caminhos de arranjos para suas canções.

Clarice Senna é pessoa com deficiência visual, possui baixa visão severa. E acredita que com a perda visual gradativa que vem sofrendo desde os 13 anos, seu ouvido vem se apurando e alimentando uma inteligência musical que se baseia na sobrevivência através da arte.

Atualmente trabalha em seu primeiro álbum musical, que é totalmente autoral. É desse trabalho em construção que surgiu o show A Passarinha, com a finalidade de amadurecer as ideias estéticas do disco e observar atentamente a recepção do público a esse repertório.

As maneiras de comunicar sua obra musical são importantes para essa multiartista. Isso se justifica porque Clarice tem formação em comunicação social, com habilitação em propaganda, e empenha as funções de roteirista e diretora audiovisual, com as quais possui amplo currículo, contendo diversos documentários, clipes musicais e filmes publicitários para campanhas sociais. Dentro desse universo do audiovisual, a artista também compõe trilhas sonoras, dirige sonoplastias e empresta sua voz para locuções de obras fílmicas e radiofônicas. 

Uma amostra dessa junção artística foi a apresentada na Universidade do Meio Ambiente e Cultura de Paz -UMAPAZ- da Prefeitura de São Paulo, dentro do Projeto Verdes Tons celebrando a Urbe, na temática da acessibilidade.

Neste evento, Clarice Senna apresentou suas múltiplas faces: interpretou suas composições e exibiu o filme institucional do Centro de Artes da Amazônia, ‘’A música é uma força da natureza’’, obra em que fez roteiro, direção e trilha sonora. É muito importante mostrar exemplos de superação em eventos culturais que têm compromisso com acessibilidade e inclusão.

As músicas de Clarice Senna foram premiadas em vários festivais. A compositora arrebatou o 3º lugar de um concurso nacional de música promovido pela Equador Petróleo, onde foi contemplada com a gravação de "Gingado Doido" no CD Povo. Em edições do Fest Ufopa foi 1º lugar com um carimbó/soul/Maxixe  chamado "A Dança e o Tambor" , na mesma edição ganhou ainda o 3º lugar com o choro/jazz "O meu menino". Na edição seguinte do mesmo festival, levou o 2º lugar com o samba jazz "Tudo que samba Lelê queria", já com o jazz amazônico modernoso "Bem me quer",  Clarice fisgou o prêmio de 1º lugar da última edição desse festival.  Todas essas obras estão no repertório do show A Passarinha, incluindo "O dia nasceu pra você", que fisgou o 2º lugar no  Festival de Bandas Musicais no Baixo Amazonas e Transamazônica, e o samba tango "Ardume", canção com a qual a artista conquistou o prêmio de melhor intérprete no Festival de Música do Tapajós.

Somos uma soma de nossas vivências e experiências mediadas pelos recursos intelectuais que temos. Clarice Senna é cantora, compositora, comunicóloga, roteirista, diretora e pessoa com deficiência visual. Todas essas vivências e experiências estão contidas em suas obras. Seu maior recurso intelectual é a eficiência de transformar a luta em arte e superação.

 

Ficha técnica

 

Voz: Clarice Senna

Violoncelo: Jeff Moura

Contrabaixo: Clara Bastos

Piano: Luis Chamis

Percussão: Sidney Sena

Direção Artística: Clarice Senna

Direção Musical: Clarice Senna e Jeff Moura

Arranjos: Jeff Moura, Clarice Senna, Luis Chamis, Clara Bastos, Sidney Sena.

Iluminação: Marcos Carreira

Som: Jeff Lacerda

Produção Executiva: Bento Produtora e Carreira Produções Artísticas

Assessoria de Imprensa: Miriam Bemelmans

Coordenação de Produção: Creuza Andréa Santos

 

Redes sociais:Youtube: @claricesennacamaleoa-conce9267Facebook: https://www.facebook.com/claricesennamusica

Instagram: @essaclaricesenna

 

Serviço:

Show A Passarinha

Clarice Senna e Banda

Dia: 08 de dezembro de 2022, quinta-feira, às 20h

Local: Teatro do SESI-SPCentro Cultural FIESPAv. Paulista, 1313 – SedePróximo ao Metrô Trianon-Masp

Capacidade: 250 lugares

Gênero: MPB

Classificação indicativa: Livre

Acesso a pessoa com deficiência

Duração: 60 minutos

Grátis!

Reservas liberadas a partir do dia 30/11/2022, às 08:00 pelo link https://www.sesisp.org.br/evento/1e2536b4-6fa8-4691-a8ec-e2f7ae72a919/clarice-senna-e-banda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em outubro, canto e piano no Centro de Música Brasileira, na Associação Paulista de Medicina

Conheça os destaques da programação da 8ª Conferência Internacional da Diversidade

Concerto comemora os 40 anos do Centro de Música Brasileira