São Paulo Escola de Dança lança seu segundo livro - CorpoMapa: Dança e Educação ganha versão digital em 7 de dezembro


 

Livro estará disponível no site da SPED. Foto capa: Marcos Alonso

Livro apresenta perspectivas do ensino em dança, estudos e reflexões pedagógicas a partir de vivências práticas 


A São Paulo Escola de Dança, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa, realiza, neste sábado (7/12), a partir das 10h, o lançamento do livro “CorpoMapa: Dança e Educação”. A obra, em formato e-book, será disponibilizada no site da SPED para acesso gratuito. 


Este é o segundo livro da instituição, trazendo uma visão abrangente e multidimensional do universo da educação aplicada à dança. Em mais de 100 páginas permeadas por artigos e fotografias dos estudantes, a obra vai além de um relato pedagógico e torna-se um livro-arte. As reflexões debatidas trazem visões teóricas de pesquisadores renomados aliadas às práticas pedagógicas desenvolvidas na São Paulo Escola de Dança. A organização é da diretora artística e educacional da SPED, Inês Bogéa, e do superintendente educacional, José Simões. A revisão é de Flávia Fontes. 


Com apresentação da Secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marília Marton, e introdução da Presidente do Conselho de Administração da Associação Pró-Dança, Rachel Coser, é possível encontrar nas páginas discussões relevantes que vão desde as danças brasileiras até a abordagem metacognitiva da SPED, passando pelas diferentes aplicações da tecnologia no ensino e prática de dança. 


A diretora artística e educacional da Escola, Inês Bogéa, ressalta que “CorpoMapa” é um documento para vivenciar em texto o ponto de vista pedagógico, bem como a criação e difusão cultural de projetos desenvolvidos. “A São Paulo Escola de Dança é um organismo vivo, pulsante, com experiências enriquecedoras nos cursos regulares e livres, assim como nos projetos especiais. Trouxemos um pouco desse dia-a-dia diverso para as páginas, para que outros docentes e pessoas interessadas no ensino da dança tenham acesso ao que realizamos”, detalhou. 


Saiba mais sobre CorpoMapa: Dança e Educação 


Dividido em duas partes, “CorpoMapa” aborda temas amplos sobre dança e cultura, além das práticas educacionais da escola. Estudiosos como Regina Polo Müller, Denilson Francisco das Neves e Fabiana Raulino da Silva e integrantes do corpo pedagógico da SPED, como os coordenadores Junior Oliveira, Felipe do Amaral e a professora Andreia Yonashiro, entre outros, tratam de temáticas que conectam o corpo à cultura, educação e arte. 


O livro também traz artigos sobre ações desenvolvidas no âmbito da São Paulo Escola de Dança, como residências artísticas, o projeto especial que destaca estudantes dos Cursos Regulares e a Jornada Paulista de Dança, realizada neste ano. 


“CorpoMapa” se une à biblioteca virtual da SPED, junto ao primeiro livro, Diálogos e Práticas em Dança e Educação, ambos disponíveis no site da instituição para download gratuito.  


Confira a lista de artigos e autores


  • Danças indígenas: ritual e performance, por Regina Polo Müller
  • Princípios organizacionais de movimentos para munganguear, fazer pantinhos e malassombar nas danças do Brasil, por Denilson Francisco das Neves                                                    
  • Tecnologias e suas interfaces com a produção de dança contemporânea, por Fabiana Raulino da Silva
  • Cursos regulares: possibilidades estéticas, por Junior Oliveira             
  • A vivência artística para a formação profissional, por Felipe do Amaral
  • Entre a aula, o ensaio e o espetáculo: uma perspectiva da formação do artista da dança no projeto especial da São Paulo Escola de Dança, por Andreia Yonashiro                                                                   
  • Residências artísticas: morada e encontros, por Amanda Queirós 
  • Jornada paulista de dança: relato de uma experiência imersiva, por Jussara Miller                                                                           
  • Cartografias corporais: uma abordagem pedagógica no ensino da dança, por Inês Bogéa e José Simões


SERVIÇO

Lançamento do livro digital CorpoMapa: Dança e Educação

Disponível para download gratuito no site da São Paulo Escola de Dança a partir de 7 de dezembro


 




SÃO PAULO ESCOLA DE DANÇA

Criada por meio do Decreto Estadual nº 66.412/2021, a São Paulo Escola de Dança é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em artes, bailarina, documentarista, escritora e professora. A SPED é uma instituição comprometida em dar voz e espaço consistente para a reflexão, o aprendizado e a troca de saberes a partir da especificidade da dança interligada com todas as linguagens artísticas com foco na valorização da pluralidade. Seu objetivo é o de proporcionar a construção do conhecimento no campo da dança, entendendo a diversidade de corpos e estéticas como premissas da formação e profissionalização dos estudantes a fim de ampliar a possibilidade de sua inserção no mercado de trabalho. A estrutura pedagógica tem 4 eixos de atuação: Cursos Regulares, que têm como objetivo oferecer formação em caráter técnico; Cursos Livres, que promovem o acesso à linguagem da dança para a população em geral; Cursos de Extensão Cultural, que contribuem para a criação, produção e discussão da dança; Oportunidades e Projetos Especiais, que possibilitam ações afirmativas e de permanência a estudantes de baixa renda e/ou em vulnerabilidade social.


DIREÇÃO ARTÍSTICA E EDUCACIONAL | INÊS BOGÉA Inês Bogéa é uma líder multifacetada na dança e na educação, com vasta experiência na gestão, criação e implementação de projetos culturais, sociais e educacionais de grande impacto. Desde 2008, atua como diretora artística da São Paulo Companhia de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, onde já dirigiu mais de 1.300 espetáculos em 20 países e recebeu 8 prêmios, certificações e indicações nacionais e internacionais. É diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, que se destaca pela inclusão social e formação de mais de 1.300 estudantes, sendo 50% oriundos de vulnerabilidade social. Colaboradora regular em veículos como a Revista Concerto, é cocriadora da coluna 'Dança em Diálogo'. Na área acadêmica, leciona na USP e na FURB. Foi responsável por iniciativas inovadoras, como o curso Dança para Educadores do Sesc-SP e a Mostra Internacional de Dança de SP, em parceria com o Itaú Cultural. Reconhecida com a Medalha Tarsila do Amaral, foi também nomeada pela Critic's Choice of Dance Europe e condecorada com o título de Chavalière de L'Ordre des Arts et des Lettres pelo Ministério da Cultura Francês.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os destaques da programação da 8ª Conferência Internacional da Diversidade

Em outubro, canto e piano no Centro de Música Brasileira, na Associação Paulista de Medicina

‘Caindo na Real’, nova comédia de André Pellenz, estreia em 24 de outubro