Casa de Portinari promove oficina, exposições e atividades para todas as idades no fim de semana
Programação especial acontece na esplanada do Museu e no Galpão das Artes
O Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Brodowski (SP), segue com uma programação especial para celebrar e valorizar as raízes afro-brasileiras na arte e na cultura no mês da Consciência Negra. As ações, gratuitas e para todas as idades, incluem oficina, música e uma exposição de artes plásticas. Confira a programação completa abaixo.
Oficina de confecção de chocalho
Nos dias 23 e 24 de novembro, o Núcleo Educativo do Museu realiza a oficina “Confecção de Chocalho”, utilizando materiais recicláveis. A atividade convida o público a criar o instrumento musical típico, o chocalho, promovendo uma experiência prática e educativa que celebra o patrimônio musical afro-brasileiro, além de conectar o público à importância dos ritmos no trabalho do artista Candido Portinari.
Datas: 23 e 24 de novembro (sábado e domingo)
Horário: às 9h e às 14h
Entrada: Gratuita
Não Deixe o Samba Morrer!
O samba é um gênero musical típico do Brasil, que se consolidou nas comunidades afro-brasileiras do Rio de Janeiro no século XX. Surgiu como uma dança de roda marcada pelo batuque e transformou-se em um dos gêneros mais populares do país.
Neste ano, por meio de Lei Federal, os modos de produção dos instrumentos musicais de samba e as práticas a eles associadas passam a ser reconhecidos como manifestações da cultura nacional.
Valorizando o samba como cultura de raiz afro-brasileira e sua conexão com o artista Candido Portinari, o Núcleo Educativo do Museu disponibilizará, na esplanada, alguns instrumentos musicais típicos do gênero - todos confeccionados com materiais recicláveis. O público poderá conferir o agogô, a cuíca, o pandeiro, o chocalho e outros instrumentos.
Data: até 24 de novembro
Horário: das 10h às 17h
Gratuito
Painel instagramável “Os Sambistas”
Em homenagem às personalidades que marcaram a história do samba, o Museu apresenta um painel instagramável com a história, memória e contribuições de diversos sambistas negros, primordiais para a construção da cultura e identidade brasileiras.
Data: até 24 de novembro
Horário: das 10h às 17h
Gratuito
Exposição “Macalé: Formas e Fatos”
Em celebração ao "Ano Macalé", que marca os 50 anos de carreira do artista plástico Jaime Domingos Cruz, conhecido como Macalé, o Museu Casa de Portinari apresenta a exposição "Macalé: Formas e Fatos". A mostra revela um novo e instigante capítulo na carreira do artista de Ribeirão Preto, apresentando obras inéditas que exploram a abstração com profundidade e sensibilidade.
Datas: até 1º de dezembro
Horário: das 9h às 17h (terça-feira a domingo)
Local: Galpão das Artes (rua João Brisotti, 128, Centro, Brodowski/SP)
Gratuito
Confira todas as informações sobre a programação do Museu Casa de Portinari no site da instituição.
Museu Casa de Portinari
Inaugurado em 14 de março de 1970, em Brodowski, o Museu Casa de Portinari é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, administrada pela ACAM Portinari - Organização Social de Cultura. Tem como edificação a antiga residência de Candido Portinari e representa a forte ligação do pintor com sua terra natal, origens e laços familiares.
É o local onde ele realizou suas primeiras experiências com pinturas murais e se aprofundou na técnica ao passar dos anos. Entre os ambientes que mais se destacam, estão o ateliê, com os objetos de trabalho do artista, e a “Capela da Nonna”, que Portinari pintou para sua avó.
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.
Entrada: gratuita
Endereço: Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP)
Informações: (16) 3664-4284
Comentários
Postar um comentário