Atmosfera junina com shows, espetáculos e circo no Sesc Santo Amaro



 Público tem até o fim do mês para aproveitar uma série de atrações gratuitas no Sesc Santo Amaro que permeiam o clima junino. São espetáculos musicais, circo, shows, forró, mamulengo. Inclusive, o cardápio da Comedoria da Unidade tem um menu especial com bolo de milho, baião de dois, arroz doce e canjica.

Trabalhando com músicas e manifestações da cultura popular em todo o Brasil, serão apresentados os espetáculos São João Encantado com o Grupo Encantoria (Dia 17/6, sábado, às 17h) e Ecos Juninos com os Grupos Encantoria e Manuí (Dia 18/6, domingo, às 17h)

A música instrumental de Felipe Gomide e Forrobodó Oriental Trio (Dia 16/06, sexta, às 19h) faz um mergulho nas fusões entre manifestações regionais brasileiras como o forró, o côco, o baião e o xote, com a magia da música oriental, desenvolvida pelos povos árabes, turcos, ciganos e persas. O grupo também mostra versões inusitadas de temas clássicos da música nordestina. A apresentação faz parte do projeto Música ao Cair da Tarde.

 

A animação também estará no picadeiro com espetáculo Forró Circense com a Trupe dos Trapaceros (Dia 24/6, sábado, às 17h). A montagem é protagonizada por mulheres, sua poesia e singularidades, concebida por números das mais diversas linguagens circenses. Em cena, tem música ao vivo, forró ao som da sanfona, e um encontro com acróbatas, malabaristas, equilibristas, aerelistas, palhaças e musicistas. Já o show do Calango Doido (Dia 24/6, sábado, às 19h) coloca no palco o tradicional forró "trio pé de serra", com sanfona, zabumba e triângulo com um lado mais contemporâneo. 

A cultura nordestina continua sendo representada com o espetáculo Mamulengo, A História Do Forró (Dia 25/6, domingo, às 17h) da Cia. Manopla. Este mamulengo conta a história de amor de Seu Oliveira e Julieta e traz em sua narrativa a origem do forró em sua vinda para São Paulo, abordando temas como a dança, arte, culinária, linguajar e vestimenta. O objetivo é fomentar e disseminar a cultura nordestina, preservando a cultura popular e reconhecendo sua contribuição e importância para a cidade. 

A cia foi fundada pelas atrizes Alessandra Siqueyra e Tita Azevedo, pelos atores Nilton Marques e Sandro Gattone, todos com vasta experiência em teatro de bonecos. Em 2021, juntaram-se para formar a Cia Manopla e dar vida à montagem do espetáculo Mamulengo, a História do Forró.  

Veja abaixo toda a programação:

 

espetáculo 

São João Encantado com o Grupo Encantoria

Dia 17/6, sábado, às 17h. Pça Coberta. Livre. Grátis 

https://www.sescsp.org.br/programacao/sao-joao-encantado/

O grupo Encantoria prepara um repertório com estilos musicais e manifestações da cultura popular celebradas no período junino em todo o Brasil. A proposta contempla quadrilhas, forrós, baiões, xotes, cirandas, cocos de roda com canções de compositores como Alceu Valença, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Elomar, Tião Carvalho, Jackson do Pandeiro, Lia de Itamaracá, Baracho e canções autorais inspiradas nesse universo cultural. Em cena, estão Leandro Pfeifer (vocal, violão e cavaco), Tatiana Zalla (intervenções poéticas), Melina Cabral (voz e percussão), Vitinho Santos (sax), Gilsom Caetano (trompete), Bruna Duarte (baixo), Wilsom Caetano (bateria), Flávio Vasconcelos (flauta transversal e guitarra), Edu Guimarães (acordeom), Lucas Barel (brincante e percussão), Camila Rocha e Vanessa Soares (brincantes). 

espetáculo 

Ecos Juninos com os Grupos Encantoria e Manuí

Dia 18/6, domingo, às 17h. Pça Coberta. Livre. Grátis 

https://www.sescsp.org.br/programacao/ecos-juninos/

A apresentação é uma proposta musical com narração de histórias para teatros e festas juninas em espaços abertos que amplia as referências a respeito das manifestações culturais celebradas no período junino na área cultural caipira. O espetáculo contempla batuques do sudeste, quadrilhas, modas de viola e outros estilos da música caipira.  

show 

Felipe Gomide e Forrobodó Oriental Trio  

Dia 16/06, sexta, às 19h. Convivência. Livre. Grátis 

https://www.sescsp.org.br/programacao/felipe-gomide-e-forrobodo-oriental-trio/ 

Neste show, o Forrobodó Oriental Trio apresenta o trabalho inédito e autoral do rabequeiro paulistano, Felipe Gomide, que mergulha nas fusões entre manifestações regionais brasileiras; como o forró, o côco, o baião e o xote, com a magia da música oriental, desenvolvida pelos povos árabes, turcos, ciganos e persas. Contando com o sanfoneiro português, Nathanael Souza, e a viola caipira de Ricardo Barros, o trio apresenta também versões inusitadas de temas clássicos da música nordestina, num animado repertório instrumental inspirado nos tradicionais festejos de São João. 

espetáculo circo

Forró Circense com Trupe dos Trapaceros 

Dia 24/6, sábado, às 17h. Convivência. Livre. Grátis 

https://www.sescsp.org.br/programacao/forro-circense/

O espetáculo é protagonizado por mulheres, sua poesia e singularidades, concebida por números das mais diversas linguagens circenses. A apresentação conta com música ao vivo, muito forró embalado ao som da sanfona, em um encontro gestado e parido por artistas circenses, acróbatas, malabaristas, equilibristas, aerelistas, palhaças e musicistas. 

Ficha técnica: 

Mestre de cerimônias: Priscila Senegalho. Voz: Priscila Freire. Acordeon: Jéssica Nunes. Percussão: Mica Mattos. Bambolê: Barbara Francesquine. Arame: Guemera Jorge. Malabares: Carolina Rigoletto. Tecido aéreo: Gabriela Gomes. Técnica de luz e som: Stephany Hermínio. Técnica de palco e produção artística:Marcelo Paixão. Produção executiva e dramaturgia: Trupe Trapaceros 

show 

Calango Doido 

Dia 24/6, sábado, às 19h. Pça Coberta. Livre. Grátis 

https://www.sescsp.org.br/programacao/calango-doido-2/

É um projeto musical inovador que traz a originalidade, a essência e a riqueza cultural da música nordestina somando-se a forma inusitada de apresentar outros gêneros musicais tocados em ritmos nordestinos, mantendo a tradição e trazendo a inovação. A formação instrumental preserva o tradicional "trio pé de serra", com sanfona, zabumba e triângulo, sendo fiel a sonoridade original do estilo e prezando pela qualidade musical, porém, de forma moderna e atual, resgatando a alegria e animação da festa "Forró". 

Mamulengo, A História Do Forró com a Cia. Manopla 

Dia 25/6, domingo, às 17h. Pça Coberta. Livre. Grátis 

https://www.sescsp.org.br/programacao/mamulengo-a-historia-do-forro-3/

Este mamulengo conta a história de amor de Seu Oliveira e Julieta e traz em sua narrativa a origem do forró em sua vinda para São Paulo, abordando temas como a dança, arte, culinária, linguajar e vestimenta. O objetivo é fomentar e disseminar a cultura nordestina, preservando a nossa cultura popular e reconhecendo sua contribuição e importância para a nossa cidade. 

Sesc Santo Amaro  

Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro, São Paulo (SP)  

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h30 | Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h30.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os destaques da programação da 8ª Conferência Internacional da Diversidade

Em outubro, canto e piano no Centro de Música Brasileira, na Associação Paulista de Medicina

‘Caindo na Real’, nova comédia de André Pellenz, estreia em 24 de outubro